Da ampliação da Terceira Ponte ao retorno do transporte aquaviário, a mobilidade da Grande Vitória recebeu investimento de mais de R$ 1 bilhão do Governo do Estado. O recurso foi aplicado para dar mais fluidez no trânsito, além de oferecer opções de deslocamento para os capixabas. São obras que beneficiam mais de 16,8 milhões de usuários e passageiros todos os dias.
Entre os principais investimentos está a ampliação da Terceira Ponte e a implantação da Ciclovia da Vida, que juntas receberam R$ 180 milhões. A obra ampliou as opções de deslocamento entre Vitória e Vila Velha, aumentou a segurança dos usuários e criou uma alternativa para ciclistas e pedestres. De acordo com a Ceturb-ES, empresa que administra a via, são cerca de 550 mil pessoas beneficiadas.
Outro destaque é a renovação da frota do Sistema Transcol, que recebeu R$ 150 milhões para a aquisição de aproximadamente 700 ônibus novos com ar-condicionado nos últimos quatro anos. A medida beneficia cerca de 15 milhões de passageiros por mês, oferecendo mais conforto e qualidade ao transporte coletivo.
A modernização da Avenida Leitão da Silva, em Vitória, é outro investimento aguardado pelos capixabas. A obra recebeu R$ 115 milhões e beneficiou cerca de 77 mil moradores. Com a intervenção, um antigo problema de alagamentos e mau cheiro foi eliminado. Além disso, foi ampliada a capacidade para receber fluxo de carros e criou infraestrutura para pedestres e ciclistas com a construção de uma ciclovia.
Contorno de Carapina
Também foram entregues importantes intervenções como o Complexo Viário de Carapina, uma das principais ligações entre Serra e Vitória, com investimento de R$ 76,5 milhões e impacto diário para cerca de 100 mil pessoas. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, lembra que há anos o trânsito na região se tornou um desafio, com congestionamentos diários, e que o Complexo Viário de Carapina é um investimento na mobilidade urbana e na qualidade de vida.
“Trabalhamos para tornar a mobilidade mais humana. Nossas obras se propõem a ir além do trânsito, contribuindo também para conectar pessoas e promover o lazer e o esporte. Essa infraestrutura vai além das melhorias no tráfego, criando espaços agradáveis e seguros para os cidadãos. A Rodovia das Paneleiras agora tem fluxo livre, sem retornos, e está ampla, com três faixas por sentido no trecho em Vitória e quatro no trecho da Serra. Está iluminada, com sinalização apropriada, conta com ciclovia, com calçada, permitindo o deslocamento seguro também dos ciclistas e pedestres. Temos orgulho de entregar essa solução para todos que transitam por ali e para a comunidade local”, ressaltou Damasceno.
Outro investimento é o Portal do Príncipe, que recebeu R$ 42 milhões para melhorar o acesso entre Vitória, Vila Velha e Cariacica; além dos novos terminais de Itaparica e Ibes, que somam R$ 32,2 milhões em investimentos e atendem aproximadamente 85 mil passageiros por dia.
Transporte pelo mar
Depois de 20 anos desativado, o Governo do Estado reativou o Sistema Aquaviário em 2023. Para oferecer o serviço para os capixabas, foram investidos R$ 24,5 milhões na implantação do sistema entre Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana e na integração com a Rodoviária de Vitória. O serviço já se consolidou como alternativa para quem opta por se locomover pelas lanchas. Ao todo, de acordo com a Ceturb-ES, contabiliza cerca de 500 mil passageiros transportados.
Além disso, o fim da cobrança de pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol passou a representar um investimento anual do Estado entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões, beneficiando aproximadamente 550 mil usuários. O fim da cobrança era uma reivindicação antiga dos motoristas que passavam pelo local. Depois de um contrato de 20 anos com a Rodosol, o Governo assumiu a administração das vias, deixando o capixaba livre do pedágio.
Mais obras
Os investimentos continuam avançando e obras importantes que vão impactar a mobilidade ainda serão entregues. Ao todo, são mais R$ 360,3 milhões, incluindo a expansão do sistema aquaviário para São Pedro, Centro e Dom Bosco, a reforma da estação da Praça do Papa e a implantação do Expresso GV, corredor exclusivo de ônibus em padrão BRT na Avenida Carlos Lindenberg.
O trajeto terá cerca de sete quilômetros de extensão e ligará importantes pontos da Grande Vitória. Além das faixas exclusivas para o transporte coletivo, o projeto inclui a construção de sete estações com plataformas de embarque e desembarque, ciclovia, melhorias nas calçadas e obras de urbanização ao longo do percurso.
Também estão previstos dois novos viadutos para melhorar a ligação entre Vila Velha e Cariacica, incluindo acessos à Segunda Ponte. A expectativa do Governo do Estado é concluir as obras no primeiro semestre de 2027.
A obra mais recente anunciada pelo Governo foi a da ampliação da Segunda Ponte, com a criação de mais uma faixa para os carros. A intervenção promete melhorar o trânsito para quem usa a via para como acesso aos municípios de Vitória, Vila Velha e Cariacica.
Com investimento estimado em R$ 15 milhões, a obra terá início pelo trecho de acesso em Jardim América, em Cariacica, seguindo até Vitória em uma extensão aproximada de 1,2 quilômetro. Além da implantação da quinta faixa, o projeto inclui a modernização do sistema de iluminação pública e a adequação da sinalização viária para atender à nova configuração do tráfego. Após as obras, a Ceturb Rodovias ficará responsável pela operação na ponte. O trecho contará com sistema de videomonitoramento, guincho, carro de apoio e ambulância da Companhia.
“Menos tempo no trânsito é mais tempo com a família, para a cultura, para o lazer e para o entretenimento. Trabalhamos para melhorar a fluidez do trânsito e reduzir os congestionamentos. Vejam o que estamos fazendo na Avenida Carlos Lindenberg, onde vamos implantar o Corredor Metropolitano. Agora iniciamos mais uma intervenção estratégica na Segunda Ponte, que receberá uma nova faixa de rolamento no sentido Cariacica/Vila Velha para Vitória, além de outras melhorias importantes”, afirmou o governador do Estado, Ricardo Ferraço.






