Encontro das Águas debate futuro da gestão hídrica no ES

Evento em São Mateus reunirá especialistas para discutir segurança hídrica, clima e desenvolvimento sustentável

A gestão da água no Espírito Santo, os impactos das mudanças climáticas e os desafios para garantir segurança hídrica nas próximas décadas estarão no centro das discussões do Encontro das Águas, marcado para o dia 30 de junho, às 13h30, no Sesc São Mateus. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas neste link.

Promovida pelo Grupo Sim, a iniciativa pretende reunir especialistas, gestores públicos, representantes da academia, entidades técnicas, setor produtivo e usuários da água para debater caminhos para a gestão dos recursos hídricos capixabas. O projeto também prevê a produção de conteúdos especiais sobre o tema e a elaboração de um documento com propostas para o setor.

Segundo o Grupo Sim, o Encontro das Águas foi criado como uma plataforma de diálogo, conhecimento e mobilização sobre os recursos hídricos do Estado. A proposta é promover a troca de experiências, divulgar boas práticas e ampliar o debate sobre temas ligados à sustentabilidade hídrica.

Mudanças climáticas e segurança hídrica

A programação contará com abertura do governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, que apresentará a visão do governo estadual para a gestão dos recursos hídricos, adaptação às mudanças climáticas, segurança hídrica e desenvolvimento sustentável.

A palestra magna será conduzida pelo professor Marcos da Cunha Teixeira, da Ufes. O tema será “O Espírito Santo Frente às Mudanças Climáticas: Segurança Hídrica, Desertificação e os Desafios das Próximas Décadas”.

A apresentação abordará estudos relacionados às mudanças climáticas, desertificação, escassez hídrica e vulnerabilidade dos territórios capixabas. Também serão discutidos o Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-ES) e os desafios específicos enfrentados pelo Norte do Estado.

Painéis temáticos

O evento será dividido em dois painéis. O primeiro terá como tema “Água, Clima e Desenvolvimento: Como Garantir Segurança Hídrica para as Próximas Gerações”. Entre os assuntos previstos estão mudanças climáticas, segurança hídrica, planejamento territorial, agricultura irrigada, infraestrutura hídrica, abastecimento público, governança das águas e desenvolvimento sustentável.

Já o segundo painel discutirá “O Que Já Está Dando Certo: Inovação, Investimentos e Soluções para o Futuro da Água”. A programação inclui debates sobre reúso de água, recuperação de nascentes, soluções baseadas na natureza, eficiência hídrica, monitoramento, tecnologia, sustentabilidade empresarial e experiências desenvolvidas no Espírito Santo.

Carta das Águas

Um dos resultados previstos do encontro é a elaboração da Carta das Águas, documento que reunirá contribuições dos participantes e apresentará recomendações, compromissos e diretrizes para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos no Espírito Santo.

O texto deverá abordar temas como segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas, governança dos recursos hídricos, desenvolvimento sustentável e modernização da gestão das águas.

Além do encontro presencial, o projeto prevê uma série especial na programação do SBT Espírito Santo e um conteúdo multimídia no Portal Sim com reportagens, entrevistas, vídeos e informações sobre as principais bacias hidrográficas capixabas.

Encontro das Águas

Data: 30 de junho de 2026
Horário: 13h30
Local: Sesc São Mateus
Inscrição: no link

Leia também

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Política de Privacidade