
O Governo do Estado tem um novo secretário de Recuperação do Rio Doce. Menos de três meses após tê-la nomeado para o cargo, o governador Ricardo Ferraço (MDB) decidiu substituir Margareth Saraiva Coelho. No lugar dela, Ricardo nomeou Neomar Antônio Pezzin Junior, servidor de carreira do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Com perfil altamente técnico, Margareth seguirá atuando na mesma pasta, mas agora como subsecretária de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura. O cargo era ocupado por Ricardo Iannotti (PSB), que agora passa a ser assessor especial de outra pasta, de perfil bem mais político: a Casa Civil. Todas as mudanças foram publicadas na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial do Estado.
No texto do decreto de exoneração assinado por Ricardo, não consta que a substituição de Margareth tenha se dado a pedido da agora ex-secretária. Entretanto, um membro do alto escalão do governo afirma, sob anonimato, que ela já vinha querendo deixar o cargo, por não querer ser ordenadora de despesas.
Porém, também falando sob condição de sigilo, um segundo integrante da cozinha do governo aponta outros dois motivos para a troca em menos de três meses: alguns problemas de gestão interna e divergências acumuladas com prefeitos dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
Nós tentamos, mas não conseguimos ouvir a própria ex-secretária. Ela não atendeu às nossas ligações nem respondeu às nossas mensagens.
Quarto secretário em um ano e meio
Com orçamento de R$ 971,8 milhões neste ano, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) foi criada no começo de 2025. Tem por principal atribuição coordenar o planejamento, a implementação e a execução dos projetos estratégicos para a reparação, a restauração e a compensação da bacia do Rio Doce e dos territórios atingidos, no Espírito Santo, nos limites do Acordo Judicial para Reparação Integral e Definitiva relativa ao Rompimento da Barragem de Fundão.
Com a nova troca, a Serd chega ao quarto secretário em menos de um ano e meio. Nesta ordem, já passaram pelo cargo Riccardo Iannotti, Guerino Balestrassi, Margareth Saraiva Coelho e, agora, Neomar Antônio Pezzin Junior.
Nota oficial
Já a assessoria de imprensa da Serd emitiu uma nota oficial. Quanto aos motivos oficiais da substituição, respondeu que as mudanças foram determinadas pelo governador Ricardo Ferraço e visam fortalecer ainda mais o papel da secretaria nestes 17 meses de criação do órgão.
“Margareth Saraiva continua na Serd, agora na subsecretaria de Estado de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura. Ela assume o lugar de Ricardo Iannotti, que retorna para a Casa Civil, levando sua grande experiência na coordenação política e administrativa do governo.”
“Não há ruptura”
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Serd, “o novo secretário, Neomar Pezzin, servidor efetivo do DER-ES, traz toda a sua experiência e repertório técnico e gerencial na capacidade de execução das obras e projetos”.
Por meio da assessoria da Serd, o governo ressalta que não há ruptura:
“Mudanças na composição de equipes são parte inerente da dinâmica administrativa de qualquer governo. As substituições anunciadas ocorrem dentro de um processo planejado, com foco em aprimorar a capacidade de entrega das políticas públicas e garantir maior eficiência na execução dos programas em andamento. Neomar chega com experiência e compromisso com os objetivos estratégicos do governo, assegurando continuidade às ações já em curso e, ao mesmo tempo, contribuindo com novas perspectivas de gestão. A administração reforça que não há ruptura, mas sim um processo de evolução contínua, pautado pela responsabilidade, pela transparência e pelo compromisso com a população”.
Margareth
Servidora pública estadual desde 1983, Margareth Saraiva Coelho é especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e engenheira de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Margareth se tornou a chefe da Serd no começo de abril, logo após Ricardo assumir o governo no lugar de Renato Casagrande (PSB). Ela substituiu no cargo o ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi, que se desincompatibilizou para poder participar do processo eleitoral, pois pretende ser candidato a deputado federal pelo Podemos.
Antes de se tornar secretária, Margareth já atuava na pasta desde a sua criação. De janeiro de 2025 a abril de 2026, foi subsecretária de Estado de Ações Socioeconômicas e Participação Social.
Antes disso, de março de 2016 a outubro de 2024, Margareth coordenou a articulação das ações do Governo do Espírito Santo nos processos de recuperação do Rio Doce, no contexto do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Também foi secretária executiva do Comitê Estadual Pró-Rio Doce do ES e representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) no Comitê Interfederativo (CIF).
Ao longo de sua trajetória, Margareth também exerceu diversos outros cargos no Governo do Estado, como a presidência da Emcapa (atual Incaper), e na Prefeitura de Vitória (como servidora cedida), durante as gestões de Luiz Paulo Vellozo Lucas e João Coser.
Para não perder a brincadeira…
Não sabemos ainda se Neymar entrará mesmo em campo, no jogo contra a Escócia pela Copa, nesta quarta-feira (24). Quanto a Neomar, já entrou em campo para jogar no time do “Professor Ricardo”, como novo secretário de Estado.
> Clique aqui e receba as publicações da Coluna Vitor Vogas em tempo real pelo Whatsapp
Leia também
- Quem é Ricardo Ferraço como chefe, segundo secretários de Estado
- “Futebol e Copa não têm nada a ver com política”… Será mesmo?!?
- Os vereadores de Vitória que vão encarar as urnas nestas eleições
- O Álbum de Figurinhas dos Candidatos ao Senado no ES
- Rose de Freitas recebe apoio do União Brasil para voltar ao Senado
Fale com o colunista: vitor.vogas@gruposim.com.br
