Foi aberta na última quinta-feira (5) a janela para trocas partidárias. Até o dia 3 de abril, deputados estaduais e federais poderão mudar de partido com “justa causa”, sem correrem o risco de terem o atual mandato cassado pela Justiça Eleitoral por infidelidade partidária.
Logo no primeiro dia da janela, três parlamentares capixabas definiram a mudança de sigla: o deputado estadual Sérgio Meneguelli e os deputados federais Victor Linhalis e Messias Donato.
🪽 Victor segue o voo de Arnaldinho
Confirmando a tendência, Victor Linhalis trocou o Podemos pelo PSDB, pelo qual deve disputar a reeleição na Câmara dos Deputados. A migração foi pré-anunciada no começo de dezembro, quando o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assumiu a presidência do PSDB no Espírito Santo (em coletiva de imprensa realizada no gabinete do próprio Victor).
Ex-vice-prefeito de Arnaldinho, Victor é parceiro de primeira hora do prefeito. Além disso, o pai dele, Cael Linhalis, atual vice-prefeito de Vila Velha, também se filiou ao PSDB, no mês de fevereiro.
▶️ O compromisso de Arnaldinho
Seguindo os passos de Arnaldinho, Victor chega ao PSDB para ajudar o prefeito a cumprir um dos principais compromissos assumidos por ele perante Aécio Neves, o presidente nacional da sigla, ao assumir o PSDB no Estado: montar uma chapa competitiva, para que o PSDB possa eleger um deputado federal no ES, nas eleições de outubro.
E Victor não chega sozinho.
▶️ Neucimar também chega
Ao lado de Victor Linhalis, quem também se filiou ao PSDB na quinta foi o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga. Ele estava no Progressistas (PP), hoje muito alinhado com o projeto eleitoral da situação (Casagrande e Ricardo Ferraço). Neucimar é “Arnaldinho Futebol Clube” desde o mandato passado do prefeito.
👇🏼Luiz Paulo “desce” para federal
Já o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, que já era tucano, declinou de sua pré-candidura ao Senado e topou “descer” um degrau para encorpar a chapa do partido à Câmara dos Deputados.
🤔 Comentário 1
A “descida” de Luiz Paulo já era relativamente esperada. A viabilização de sua candidatura ao Senado, que já era difícil, tornou-se praticamente insustentável com a aliança eleitoral firmada por Arnaldinho (PSDB) com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), completando um mês nesta sexta-feira (6).
▶️ O raciocínio
Nessa aliança entre os dois prefeitos, a princípio, os dois renunciarão no dia 4 de abril; só um deles será candidato a governador, enquanto o outro poderá concorrer a uma vaga no Senado. Assim, em tese, o próprio Arnaldinho pode disputar o Senado – muito embora seu plano A siga sendo disputar o Palácio Anchieta.
🤔 Comentário 2
A chapa do PSDB para a Câmara dos Deputados é uma obra em progresso. Certamente chegará mais gente. E isso será imprescindível. Uma chapa baseada “somente” em Victor Linhalis, Neucimar e Luiz Paulo dificilmente atingirá o quociente eleitoral para fazer um federal no ES (em torno de 200 mil votos, oscilando para mais ou para menos, dependendo do autor da estimativa).
▶️ Retrospecto
Luiz Paulo não se elege para cargo público desde 2006. Neucimar, desde 2008 (exerceu mandato de deputado federal por dois anos, entre 2021 e 2022, mas entrou como suplente de Sérgio Vidigal). Os dois acumulam sucessivos reveses eleitorais.
▶️ Força da máquina
Quanto a Victor, assim como em 2022, possivelmente contará com a força de Arnaldinho e da máquina pública de Vila Velha jogando a favor de sua campanha (dessa vez, sob a condução do próprio pai).
🪽 Messias na “Superfederação”
Enquanto isso, o deputado federal Messias Donato decidiu disputar a reeleição pela Federação União Progressista, constituída pelo PP e pelo União Brasil. Entrará em um dos dois partidos. Ele estava no Republicanos.
▶️ Os motivos
Muito grato e leal ao prefeito Euclério Sampaio (MDB), Messias decidiu acompanhar o prefeito de Cariacica e declarou seu apoio eleitoral a Ricardo Ferraço (MDB) para governador. Seu partido até então, o Republicanos, é o de Lorenzo Pazolini, adversário do Palácio Anchieta. A permanência era incompatível com a posição eleitoral adotada.
▶️ Podemos não rolou…
Na semana passada, Messias chegou a dizer a esta coluna que tendia a se filiar ao Podemos… Falou mais alto, porém, a excelente relação desenvolvida com Josias da Vitória. Seu colega na bancada federal capixaba é o presidente do PP e da Federação União Progressista no ES.
😛 PP Papão
Se Messias realmente se filiar ao PP, o partido passará a ter, mesmo que momentaneamente, nada menos que 40% da bancada capixaba na Câmara: quatro dos dez atuais deputados federais. Além de Da Vitória e Evair de Melo, que lá já estavam, o PP é a nova legenda de Amaro Neto.
▶️ Só para lembrar…
Assim como Messias Donato, Amaro saiu do Republicanos, que ficou sem nenhum representante do ES na Câmara Federal. Amaro optou pelo PP.
▶️ Como em 2022
O quadro é similar ao de 2022. Na última eleição geral, poucos meses antes do pleito, o PP chegou a reunir quatro deputados federias com mandato no ES: Da Vitória, Evair, Neucimar e Norma Ayub. Só os dois primeiros se reelegeram naquele ano.
🪽 Meneguelli no PSD
Em outra frente, o deputado estadual Sérgio Meneguelli assinou sua ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD). É outro que sai do Republicanos.

▶️ Boas-vindas de Kassab
O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, presidente estadual do PSD, levou pessoalmente Meneguelli ao encontro do presidente e “guru” nacional do partido, Gilberto Kassab.
O ex-prefeito de São Paulo deu as boas-vindas, no Instagram, ao ex-prefeito de Colatina. Disse que o PSD recebe a filiação de Meneguelli “com o apoio de grandes lideranças como o ex-governador e ex-senador Paulo Hartung”.
▶️ Pré-candidato ao Senado
Meneguelli não abre mão de ser candidato a senador (agora, pelo PSD). Sob a liderança de Renzo no ES, o PSD hoje está fechado com Pazolini e Arnaldinho naquela aliança que tem Republicanos e PSDB. É uma frente alternativa à do governo Casagrande.
☕ Cheirinho de café… e de aliança
Em mais uma evidência da atual proximidade da Federação União Progresssista com o “Projeto Ricardo Ferraço”, Da Vitória recebeu e tomou um cafezinho na manhã desta sexta, em seu gabinete, com o vice-governador. “Café para alguém especial”, disse o deputado, na postagem.
▶️ Requerimento na CPI
Enquanto isso, o senador Magno Malta (PL) apresentou requerimento para que Romualdo Gianordoli, delegado da Polícia Civil, seja ouvido pela CPI do Crime Organizado, presidida por Fabiano Contarato (PT), no Senado.
✍🏽 Trova Política
No Republicanos, Amaro
Chegou ao fim da linha
Na Câmara, anda apagado
Mas ainda tá na telinha
Votos ainda há de ter
Ou ao menos votos tinha
Agora vai pelo PP
No pleito que se avizinha