A paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana, iniciada na última segunda-feira (22), foi interrompida nesta terça-feira (24) após uma rodada de negociações envolvendo a Contracs-CUT e a Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas.
De acordo com as entidades representativas, a decisão ocorreu depois de conversas com sindicatos de diversas regiões do país e da avaliação das mobilizações realizadas em cada localidade, além da escuta direta dos trabalhadores envolvidos no movimento.
Entre as principais reivindicações da categoria está a aprovação no Senado do Projeto de Lei 4.146/2020, que reconhece a atividade como essencial e propõe a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036. O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de 2025, também inclui previsão de adicional de insalubridade em grau máximo e aposentadoria especial para a categoria.
Mesmo com a suspensão da greve, as entidades destacaram a força da mobilização em todo o país e afirmaram que o movimento teve grande adesão e organização.
Segundo a presidenta do Sindilimpe-ES, Evani Reis, ainda estão previstas reuniões com diferentes grupos de trabalhadores na manhã de quarta-feira (24), para avaliar o cenário local e discutir os próximos encaminhamentos do movimento.


