O lixo já começa a se acumular em ruas da Grande Vitória no segundo dia da greve nacional dos trabalhadores da limpeza urbana, nesta terça-feira (23). Moradores de diferentes cidades da região metropolitana registraram pontos com resíduos espalhados devido à paralisação da coleta.
A greve é nacional e teve adesão do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares do Espírito Santo (Sindilimpe-ES).
A categoria reivindica a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que propõe um piso salarial nacional de R$ 3.036 e a regulamentação da profissão.
Cidades registram impactos
Com a interrupção dos serviços, prefeituras da Grande Vitória reforçaram orientações para que a população evite colocar lixo nas ruas durante o período da paralisação, como forma de reduzir o acúmulo de resíduos, mau cheiro e a presença de insetos e animais.
Em Vitória, a Secretaria Central de Serviços informou que a coleta de lixo domiciliar está temporariamente suspensa e pediu que moradores, condomínios e comércios armazenem seus resíduos em local adequado até a normalização do serviço.
A Prefeitura da Serra também orientou os moradores a evitar o descarte de lixo em vias públicas e pediu colaboração para manter a cidade limpa durante a greve.
Já em Cariacica, a prefeitura informou que, mesmo com a paralisação, equipes seguem atuando na limpeza da cidade. Para reduzir os impactos, o município reforçou as equipes em campo e ampliou o horário de atendimento até a meia-noite.


