Himaba ganhará novos leitos pediátricos após obras para ampliação
Escrito por Yasmin Baier

Compartilhe

A estrutura operacional e clínica cirúrgica materno-infantil no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, vai ser ampliada. A publicação da contratação da empresa de engenharia para executar o serviço foi publicada na edição dessa sexta-feira (31) do Diário Oficial do Estado.

O Himaba receberá mais 140 leitos clínicos de enfermaria pediátrica, 15 leitos de UTIN médio risco, 10 leitos UTIN alto risco e 12 leitos de UTIP, além de cinco salas cirúrgicas. Também contempla todos os ambientes hospitalares necessários para o pleno funcionamento dos leitos, como farmácia, almoxarifado, CME, refeitório, cozinha, expurgo, DML, entre outros.

De acordo com o Governo do Estado, o investimento para a obra será de R$ 32.059.463,57, sendo R$ 22.475.638,82 destinados por meio de emenda parlamentar (repassados pela Caixa Econômica Federal) e outros R$ 9.583.824,75 de recursos próprios do Governo do Estado.

As intervenções serão realizadas na área de 6.897,86 m² no mesmo prédio do hospital, localizado no bairro Soteco. A previsão de conclusão das obras é de três anos.

“A ampliação do Himaba já faz parte do nosso planejamento. Essa obra irá melhorar o padrão de atendimento em média e alta complexidade das nossas mães e crianças, fazendo o Himaba se consolidar como referência na área materno-infantil no Espírito Santo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

Novos leitos pediátricos a partir deste sábado

O Himaba inicia o mês de abril com abertura de 15 novos leitos, sendo oito destinados à  enfermaria e sete de unidade semi-intensiva pediátrica, que já entram em atividade neste sábado (1º). Com a oferta, a unidade passará a contar com 196 leitos, sendo 15 de unidade semi-intensiva e 52 de enfermarias pediátricas.

“A circulação de vírus respiratórios sazonais e a dengue têm mantido a taxa de ocupação de leitos pediátricos acima do esperado. Essa abertura de leitos no Himaba é parte dos esforços do Governo do Estado em ampliar e garantir o acesso à saúde das nossas crianças. Além disso, estamos trabalhando na estruturação de um plano de contingência para aumentar o número de leitos pediátricos disponíveis”, explicou o secretário.

Leia também

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Política de Privacidade