*Com informações do SBT NEWS
Dois fortes terremotos atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24), deixando pelo menos 32 mortos e 700 feridos. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela presidente interina Delcy Rodríguez, que declarou estado de emergência no país.
Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) mostram que o primeiro tremor teve magnitude 7,2, com epicentro a cerca de 21 km a oeste da cidade de Morón, na costa do Caribe. Quase um minuto depois, um novo sismo de magnitude 7,5 atingiu a mesma região.
O abalo danificou dezenas de prédios, incluindo residenciais, na capital Caracas e nos estados de Miranda, La Guaira, Aragua, Carabobo e Falcón. De acordo com as autoridades, o tremor foi o mais forte registrado no norte da Venezuela desde 1900, quando o país foi atingido por um sismo de magnitude 7,7.
“Dezenas de edifícios desabaram e estamos realizando operações de resgate muito intensas para salvar o maior número possível de vidas”, disse Rodríguez. “Esta é uma verdadeira tragédia. Enviamos nossa solidariedade e, às famílias que perderam entes queridos, reafirmamos nossas condolências e nosso apoio neste momento difícil”, acrescentou.
Segundo a presidente interina, o país concentra esforços nas operações de busca e resgate, que focam, sobretudo, nas estruturas demolidas. O Aeroporto Internacional Simón Bolívar em Maiquetía, localizado perto de Caracas, foi fechado devido aos danos causados pelo terremoto, enquanto as aulas foram suspensas até o fim da semana.
Em comunicado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) lamentou o ocorrido e ofereceu apoio ao governo venezuelano. O mesmo foi feito pelos Estados Unidos, que anunciaram o envio de uma equipe de assistência em desastres e suprimentos médicos e humanitários ao país.
Argentina, Bolívia, Chile, Equador, El Salvador, México, Panamá e Uruguai também ofereceram ajuda, assim como Itália, Catar e Índia. A Cruz Vermelha Venezuelana informou que sua sede foi gravemente danificada, mas que enviou equipes de resgate para as áreas mais afetadas.
Tremor sentido no Brasil
Os terremotos tiveram reflexos no Brasil. Os eventos foram registrados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que observou tremores nas capitais Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP), além de outros municípios desses estados. Em Belém, moradores de prédios precisaram ser evacuados.
“É relativamente comum que sismos dessas magnitudes e com essas profundidades sejam sentidos a vários quilômetros de distância do epicentro. Apesar do susto, a distâncias como essa não há chance de danos para as cidades brasileiras”, disse Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).


