Plataforma criada no ES vence prêmio nos Emirados Árabes

Startup fundada por Ronaldo Cohin é voltada ao desenvolvimento de pessoas com autismo

Por Redação
Foto: Divulgação

A plataforma Jade Autism, criada no Espírito Santo e voltada ao desenvolvimento de pessoas com autismo, foi premiada nesta terça-feira (13) nos Emirados Árabes Unidos. O aplicativo venceu o Prêmio Zayed de Sustentabilidade, na categoria Saúde, considerada uma das principais premiações globais na área de sustentabilidade e impacto social.

A startup fundada por Ronaldo Cohin, teve como inspiração seu próprio filho para o desenvolvimento do aplicativo. A Jade Autism recebeu o reconhecimento do presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, e conquistou um prêmio de US$ 1 milhão.

Atualmente, o software está disponível em mais de 100 países, em várias línguas, e soma milhares de usuários ao redor do mundo.

Ao comemorar a conquista nas redes sociais, o fundador destacou o impacto social da iniciativa e afirmou que a premiação reforça o propósito da empresa de levar tecnologia, ciência e cuidado para promover saúde, desenvolvimento e aprendizagem de crianças neurodivergentes, do Brasil para o mundo.

“Hoje celebramos algo que vai muito além de um prêmio. Esse reconhecimento global valida soluções que geram impacto social, humano e sustentável. Para nós, ele representa cada criança respeitada no seu ritmo, cada família que encontra apoio e cada educador que acredita que inclusão é possível”, afirmou Cohin.

Foto: Divulgação

Tecnologia para inclusão e intervenção precoce

A plataforma Jade Autism utiliza inteligência artificial, tecnologia de rastreamento ocular e avaliações lúdicas, estabelecendo um novo padrão para intervenções inclusivas e acessíveis.

O aplicativo funciona por meio de jogos cognitivos, desenvolvidos principalmente para crianças, que estimulam habilidades sociais e o desenvolvimento pessoal. Durante o uso, o sistema coleta dados sobre o comportamento e a evolução do usuário, como reações durante as atividades e desempenho em áreas específicas. As informações são compartilhadas de forma segura com profissionais de saúde e educação responsáveis pelo acompanhamento.

No Brasil, a empresa mantém parcerias com instituições especializadas no atendimento a pessoas com autismo, como APAEs de estados como Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. No exterior, a startup também atua em conjunto com o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS) para a implementação do software.

Em 2025, a série ‘Espírito Santo Surpreenda-se’, da TV SIM SBT, destacou a plataforma. Saiba mais:

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.