A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai publicar na próxima segunda-feira, 29 de setembro, o edital do concurso público com 35 vagas para níveis fundamental e superior. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União), em vídeo divulgado nas redes sociais.
De acordo com o parlamentar, o edital trará todas as informações necessárias aos candidatos, como datas, horários e locais das provas. “O edital vai ser publicado com todas as informações que você precisa: horário de prova, local de prova e dia das provas”, afirmou Marcelo Santos, ao lado do diretor-geral da Ales, Miguel Pedro Amm Filho.
As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Consultor Legislativo (15 vagas), Analista Legislativo (5 vagas) e Policial Legislativo (15 vagas). Segundo o diretor-geral, a expectativa é de que o concurso seja realizado ainda este ano, com nomeações previstas para janeiro ou fevereiro de 2026.
Requisitos
Para o cargo de Consultor Legislativo, os candidatos devem possuir diploma de nível superior e comprovar experiência mínima de três anos na área de atuação pretendida. Já para Analista Legislativo, também é exigido nível superior, mas sem necessidade de experiência prévia. O cargo de Policial Legislativo exige apenas o ensino fundamental completo.
Etapas do concurso
As etapas do concurso variam de acordo com o cargo. Para Consultor Legislativo, os candidatos enfrentarão provas objetivas e discursivas. O cargo de Analista contará apenas com prova objetiva.
Já os candidatos a Policial Legislativo passarão por um processo mais complexo, que inclui prova objetiva, investigação social, exame de aptidão física, entre outras etapas. “O concurso da Polícia Legislativa é um pouco mais longo”, explicou o diretor-geral.
Veja os benefícios: