PF faz operação contra fake news eleitorais em São Mateus

Alvos são pessoas suspeitas de produzir e divulgar informações inverídicas com a intenção de influenciar o voto dos eleitores

Por Redação
Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) a Operação 8º Mandamento em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, com o objetivo de combater a disseminação de notícias falsas durante o período eleitoral.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Eleitoral, contra pessoas suspeitas de produzir e divulgar informações inverídicas com a intenção de influenciar o voto dos eleitores.

Os crimes investigados estão previstos nos artigos 323 e 325 do Código Eleitoral, que tratam da divulgação de fatos falsos durante o período eleitoral e da difamação eleitoral. Somadas, as penas podem ultrapassar dois anos de detenção.

Segundo a Polícia Federal, a operação busca garantir a integridade do processo democrático e impedir práticas que possam comprometer a transparência das eleições. O nome da ação faz referência a um dos dez mandamentos da Bíblia, que alerta contra ‘prestar falso testemunho’.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.