Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado com diversos ferimentos após ser encontrado dentro de um bueiro no bairro Novo Horizonte, na Serra, na tarde desta segunda-feira (1º).
O resgate foi feito pela equipe do Programa Caiman, referência na conservação da espécie. Batizado de “Vampiro”, o réptil pesa 4,5 quilos e mede 1,13 metro de comprimento. Segundo o pesquisador Lucas Yu, integrante do projeto, o animal apresentava escoriações no focinho, crânio, membros e ouvidos. Após o resgate, foi encaminhado imediatamente para tratamento especializado.
“Já coletamos o sangue para fazer uns exames e ele vai ficar na reabilitação”, explicou Lucas.
De acordo com a equipe de resgate, o jacaré agora passa por tratamento veterinário e exames laboratoriais, etapa fundamental para garantir a recuperação antes de ser reintroduzido à natureza.
O Programa Caiman reforça a importância de não se aproximar de jacarés em áreas urbanas. Em caso de avistamento, a orientação é acionar a equipe de resgate especializada pelo telefone (27) 99763-9757. O contato com o animal deve ser evitado para garantir a segurança tanto do bicho quanto das pessoas.