Operação Zero Grau recupera moto furtada em 24 horas

Ação da Polícia Civil e Guarda Municipal combate furtos de veículos; motocicleta foi localizada em Central Carapina

Por Redação
Foto: Divulgação/PCES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), em colaboração com a Guarda Municipal da Serra, recuperou uma motocicleta furtada na madrugada da última sexta-feira (18), no bairro Jardim Camburi, em Vitória. O veículo foi encontrado em Central Carapina, na Serra, no mesmo dia do furto, evidenciando a eficácia da Operação Zero Grau, que combate furto, receptação e adulteração de veículos, especialmente motocicletas.

Na manhã do dia do furto, a vítima relatou ao Ciodes 190 que havia estacionado sua motocicleta e a viu até a 1 hora da madrugada. Ao verificar novamente por volta das 08h50, percebeu que o veículo havia desaparecido. 

A equipe da DFRV, em conjunto com a Guarda Municipal da Serra e a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), iniciou diligências e ações de inteligência, incluindo a análise de imagens de câmeras de videomonitoramento. Graças a esses esforços, a motocicleta foi localizada por volta das 10 horas da noite do mesmo dia, estacionada próximo a um terreno baldio, sem ninguém por perto. Os agentes acionaram um guincho para levar o veículo ao pátio credenciado.

Um Inquérito Policial foi instaurado pela DFRV para investigar o crime e responsabilizar os autores, que já foram identificados. 

A operação
Deflagrada em 2024, a Operação Zero Grau é uma ação contínua destinada a combater furtos, roubos e adulteração de veículos, com foco especial em motocicletas. O trabalho conjunto entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal da Serra tem desarticulado uma organização criminosa especializada nesse tipo de crime, resultando na prisão do líder do grupo em 7 de julho.

As investigações revelaram que o detido pagava entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00 por cada motocicleta, que eram rapidamente desmanchadas em imóveis alugados, com as peças sendo inseridas no mercado ilegal. Em 2025, com o avanço das investigações e a prisão de envolvidos, o Espírito Santo registrou uma redução de 12% nos casos de roubos e furtos de motocicletas, refletindo a eficácia das ações da Operação Zero Grau.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.