O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) ofereceu denuncia contra quatro pessoas suspeitas do assassinato do perito criminal aposentado Celso Marvila Lima, que também era presidente do Jockey Clube do Espírito Santo, localizado em Itaparica, Vila Velha. O crime ocorreu no início de agosto de 2022.
De acordo com o MPES, O motivo do assassinato tem ligação com o fato de o Jockey Clube estar em vias de ser vendido. O valor da venda alcançaria dezenas de milhões de reais.
Utilizando-se de imagens de câmeras de videomonitoramento, a denúncia traz todo o trajeto percorrido por Marvila e pelos denunciados, momentos antes de a caminhonete da vítima ser encontrada pegando fogo em um local ermo, próximo ao jockey.
Ainda de acordo com o MPES, as conversas e a geolocalização dos celulares dos denunciados dão mostras claras de toda a trama armada para colocar fim à vida do perito criminal.
O crime
Wenos Francisco dos Anjos, vulgo “Kaleu”; Wesley Francisco dos Anjos, vulgo “Té”; Milton Cândido da Silva Filho, vulgo “Miltinho”; e Lucas dos Santos foram denunciados pelo homicídio de Marvila, ocorrido nas dependências do Jockey Clube de Vila Velha. O crime foi praticado à traição, contra pessoa maior de 60 anos, premeditadamente e pelo motivo torpe.
Além disso, eles responderão por terem subtraído o anel de ouro do perito; por fraude processual, por conta de terem manipulado de forma artificiosa o local do crime, de onde foram retirados o corpo e outros vestígios e evidências, além de comprovada supressão de dados dos telefones celulares, na tentativa de dificultar as investigações, conforme comprovado nos autos do inquérito policial, e para induzir a erro peritos e juiz, produzindo efeito no processo penal. Também terão de responder pela ocultação do cadáver da vítima.


