Vitória terá 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito e câmeras inteligentes

Além da conectividade, o Vitória +Digital prevê a instalação de 1,2 mil novas câmeras de monitoramento integradas ao sistema da Guarda Municipal

Escrito por Redação

Compartilhe

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Vitória lançou nesta quinta-feira (25) o programa Vitória +Digital, iniciativa que promete ampliar o acesso à internet gratuita, fortalecer a infraestrutura tecnológica da cidade e acelerar a transformação digital dos serviços públicos municipais.

Entre as principais ações anunciadas está a implantação de 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito em todas as regiões da capital. Desse total, 100 devem entrar em funcionamento ainda este ano. A expansão também prevê a instalação de mais 150 quilômetros de rede de fibra óptica, ampliando a cobertura em áreas estratégicas, como praias, espaços de lazer e polos de atividade econômica.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 250 antenas de internet pública. Com os novos investimentos, a expectativa é ampliar o acesso da população à conectividade e facilitar a utilização de serviços digitais oferecidos pela administração municipal.

Durante o lançamento do programa, realizado no Palácio Municipal, a prefeita Cris Samorini destacou que a iniciativa busca tornar a tecnologia uma ferramenta de inclusão e melhoria da qualidade de vida da população.

Esse programa ajuda a reduzir desigualdades e facilitar o acesso aos nossos serviços digitais. Também ampliaremos o monitoramento urbano, o controle semafórico e fortaleceremos o nosso ecossistema de inovação para transformar a vida dos moradores

Além da conectividade, o Vitória +Digital prevê a instalação de 1,2 mil novas câmeras de monitoramento integradas ao sistema da Guarda Municipal. Os equipamentos contarão com recursos de inteligência artificial para auxiliar na gestão da segurança pública e no acompanhamento de ocorrências em tempo real.

Outra frente do programa é a modernização da mobilidade urbana. A cidade passará a contar com 137 cruzamentos monitorados em tempo real por uma central semafórica inteligente, o equivalente a cerca de 52% de toda a rede de semáforos da capital. A expectativa é melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança viária e agilizar a resposta a incidentes nas vias.

Segundo a Prefeitura, a rede pública Vitória Online registra atualmente uma média de 20 mil usuários conectados por dia. Ao longo de um mês, aproximadamente 150 mil pessoas diferentes utilizam o serviço. O programa está estruturado em cinco eixos: Processos e Governança, Serviços Públicos Inteligentes, Infraestrutura e Ativos Digitais, Inclusão e Letramento Digital e Inovação e Desenvolvimento do Ecossistema Tecnológico.

Além da ampliação da conectividade, estão previstas ações para simplificar processos administrativos, capacitar servidores e cidadãos para o uso de ferramentas digitais e atrair empresas voltadas à inovação tecnológica.

Leia também

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Política de Privacidade