A greve nacional dos trabalhadores da limpeza urbana continua nesta terça-feira (23) no Espírito Santo. Após a paralisação iniciada na segunda-feira (22), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES) confirmou uma nova mobilização da categoria, com concentração a partir das 9 horas em frente à sede da entidade, em Vitória.
Segundo o sindicato, garis, margaridas e coletores terceirizados participarão de uma passeata até o Palácio Anchieta para pressionar pela aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que cria um piso salarial nacional de R$ 3.036 para os trabalhadores da limpeza urbana e regulamenta a profissão.
Impactos nos municípios
Na segunda-feira (22), a paralisação afetou serviços de coleta de lixo em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado. Em Vila Velha, a Prefeitura informou que a coleta domiciliar foi suspensa devido à adesão dos trabalhadores à greve nacional. O município orientou os moradores a não colocarem resíduos para coleta enquanto o serviço não for normalizado, evitando o acúmulo de lixo nas ruas.
A administração municipal também alegou que o sindicato estaria impedindo a saída dos caminhões da empresa responsável pela coleta na cidade e afirmou que o percentual mínimo de trabalhadores em atividade, previsto para serviços essenciais, não teria sido mantido.
Já a Prefeitura da Serra informou que os serviços de coleta e transporte de resíduos poderiam sofrer impactos temporários em razão da mobilização nacional. O município ressaltou que está em dia com suas obrigações contratuais e acompanha a situação junto às empresas responsáveis para reduzir os transtornos à população.
Passeata até o Palácio Anchieta
A mobilização desta terça-feira (23) faz parte da estratégia nacional adotada por sindicatos da categoria em diversos estados. De acordo com publicação divulgada pelo Sindilimpe-ES nas redes sociais, os trabalhadores irão se concentrar na sede da entidade e seguir em caminhada até o Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado.
Enquanto não houver avanço nas negociações, a expectativa é que a greve continue mobilizando trabalhadores e possa provocar novos impactos nos serviços de limpeza e coleta de resíduos em diferentes cidades capixabas.


