Cerca de 2,5 toneladas de fios de cobre foram apreendidos e cinco pessoas foram detidas durante uma operação conjunta da Polícia Civil com a Guarda Municipal da Serra, na noite desta sexta-feira (28).
O material foi descoberto quando a Guarda apurava uma denúncia de que um veículo roubado estaria no bairro Bicanga. Durante o patrulhamento, os agentes se depararam com uma vasta quantidade de cabos de telefonia acumulados em um local ermo, onde algumas pessoas realizavam o corte e a queima dos cabos, para extrair o cobre.
Ao averiguar os fios, os agentes identificaram sinais de que poderia ser produto de furto ou roubo. Diante da suspeita, a comandante da Guarda Municipal acionou a Polícia Civil.
“Alguns representantes foram até o local e confirmaram que aqueles cabos pertenciam às empresas de telefonia, e foram subtraídos. Com isso, foi realizada uma operação de remoção, para recuperar os cabos que ainda não tinham sido danificados”, relatou o titular do 12º DP, delegado Josafá da Silva.
Cinco pessoas que estavam no local foram detidas e levadas para Delegacia Regional da Serra. Os fios de cobre furtados precisaram ser recolhidos em um caminhão.
Dos cinco detidos, quatro eram homens em situação de rua, que foram autuados pelo crime de receptação simples. Foi arbitrada fiança, que foi recolhida e os autuados responderão em liberdade.
Uma mulher, que é proprietária de um ferro-velho em Vitória também foi flagrada na ação. Ela foi autuada pelo crime de receptação qualificada, pelo qual não cabe fiança e foi encaminhada ao sistema prisional.
Segundo a Polícia Civil, a investigação seguirá em andamento para identificar possível envolvimento dela com a organização criminosa que praticou os furtos.
Grupo de Trabalho e Denúncias Anônimas
O Disque-Denúncia 181 tem um canal específico para receber denúncias de furtos e receptação de fios e cabos, inclusive com envio de fotos e vídeos. O ícone está disponível na página inicial do site disquedenuncia181.es.gov.br.