Sete mil vagas para CNH de graça no ES. Veja como concorrer!

O lançamento do programa CNH Social acontece nesta terça-feira no Palácio Anchieta, em Vitória

Por ES360
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governador Renato Casagrande lança nesta terça-feira (1º) a primeira fase do programa CNH Social 2025, que vai oferecer 7 mil vagas para a população de baixa renda obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Espírito Santo.

As oportunidades serão divididas em duas etapas de 3.500 vagas cada, com investimento estimado em R$ 8 milhões. O anúncio será feito durante coletiva de imprensa marcada para as 10h, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Entre 2019 e 2024, o programa já beneficiou cerca de 44 mil capixabas com a emissão gratuita da carteira de motorista. A iniciativa é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo ampliar o acesso ao mercado de trabalho.

O Programa CNH Social, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), oferece a cidadãos de baixa renda a oportunidade de obter, de forma gratuita, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site oficial do Detran|ES durante os períodos de abertura do programa.

Passos para se inscrever no CNH Social:

  1. Acesse o site oficial do Detran|ES: ​

  2. Localize o programa CNH SocialNa página principal, clique no banner ou botão referente ao programa ‘CNH Social’.

  3. Preencha os dados pessoaisInsira as informações solicitadas, assegurando que correspondam exatamente aos dados registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Somente cadastros ativos no CadÚnico até a data especificada no edital vigente serão considerados.

  4. Escolha a categoria desejadaSelecione entre as opções disponíveis, como Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); Adição de Categoria A ou B; ou Mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

As vagas são distribuídas com foco na capacitação profissional e aumento da empregabilidade. Por exemplo, em edições anteriores, a distribuição foi de 40% para a primeira habilitação, 20% para adição de categoria e 40% para mudança de categoria.

Critérios de seleção:

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, com base nas informações fornecidas no CadÚnico, considerando critérios como:

  • Menor renda per capita;

  • Maior número de membros no grupo familiar;

  • Conclusão do Ensino Fundamental;

  • Ser beneficiário do Bolsa Família;

  • Data e hora da inscrição.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.