A instalação da segunda fábrica da montadora chinesa GWM em Aracruz já começa a movimentar expectativas em diferentes segmentos da economia capixaba. E o mercado imobiliário está entre os mais otimistas.
O anúncio da fábrica deve impulsionar o desenvolvimento e a valorização de imóveis, além de ampliar a demanda tanto no setor residencial quanto no empresarial e logístico.
Segundo Renato Ferreira, representante regional de Aracruz da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (ADEMI), o projeto da GWM é “extremamente positivo para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo” e deve gerar impactos diretos no mercado imobiliário local e regional.
De acordo com o executivo, a perspectiva é que a chegada de novos profissionais, fornecedores e famílias aqueça a procura por moradias, estimulando lançamentos e investimentos no segmento residencial.

“No setor logístico, a fábrica fortalece o município como polo estratégico, favorecido pela proximidade com portos, rodovias e áreas industriais. A tendência é de expansão na oferta de galpões, centros de distribuição e estruturas de apoio operacional, atendendo à cadeia produtiva que se forma em torno da indústria automobilística, destacou Ferreira.
Já no mercado empresarial, a expectativa é de atração de empresas satélites e novos negócios, ampliando a busca por áreas corporativas e imóveis destinados a serviços e atividades produtivas.
Para a ADEMI, o anúncio aumenta a confiança dos investidores, projeta um horizonte de valorização e reforça a importância do planejamento urbano integrado, com diálogo entre o poder público e a iniciativa privada para um crescimento sustentável.
Fábrica em Aracruz
A montadora chinesa Great Wall Motors vai instalar uma fábrica de veículos no Espírito Santo. O anúncio foi feito na quarta-feira (14), após a assinatura de um Termo de Compromisso entre a empresa e o governo estadual, confirmando Aracruz como sede da nova unidade industrial.
A unidade de Aracruz será a segunda fábrica da GWM em território brasileiro. A primeira foi inaugurada em 2025, no município de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A montadora é responsável por marcas como Haval, Ora e Tank, que vêm ampliando presença no mercado nacional.





