Os estoques de três tipos de sangue — A+, A- e B- — atingiram nível crítico no Espírito Santo, e a tendência é de agravamento com a proximidade do período de férias e festas de fim de ano. Para tentar reverter o cenário, o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) participa, neste sábado (6), da edição da Serra da Ação pela Cidadania – Estado Presente, com coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.
A ação será realizada das 8h às 17h, em uma área ao lado do Parque da Cidade, na Avenida Norte-Sul, na Serra.
Doação de sangue
Serão distribuídas 80 senhas para doadores. Podem participar pessoas entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, com peso superior a 50 kg, boa saúde e sem doenças transmissíveis pelo sangue. Jovens de 16 e 17 anos precisam apresentar autorização formal dos pais ou responsável legal, acompanhada do documento de identificação de quem assinou.
Cadastro de doadores de medula óssea
Para entrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), os interessados devem ter entre 18 e 35 anos e 6 meses, estar saudáveis e não apresentar doenças infecciosas, hematológicas, oncológicas ou autoimunes. É necessário levar documento oficial com foto. No local, será coletada uma amostra de 5 ml de sangue para teste de compatibilidade genética.
Mais informações aqui.





