Um interno do regime semiaberto da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), no Norte do Espírito Santo, fugiu com um trator usado nas atividades agrícolas do projeto de ressocialização da unidade. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (25) e foi confirmado pela Secretaria da Justiça (Sejus).
O detento furtou o veículo durante o expediente de trabalho, no qual atuava como trabalhador rural, e abandonou o local sem autorização. A ausência dele e do trator foi percebida ao fim da jornada.
O veículo foi recuperado nesta quarta-feira (26), na região de Boa Esperança, durante buscas feitas por policiais penais. Já o interno, identificado como Aldair José Ramalho dos Santos, continua foragido.
A Sejus explicou que a ação é tratada como evasão, já que presos do regime semiaberto trabalham externamente sem vigilância armada e devem retornar à unidade após as atividades. O caso foi comunicado ao Poder Judiciário e às forças de segurança para ampliar as chances de recaptura. Além disso, equipes de Inteligência Prisional da Sejus e da Polícia Penal atuam na localização do evadido.
Aldair cumpre pena desde 9 de maio de 2020 por crimes previstos nos artigos 147 e 157 do Código Penal, além do artigo 129, § 9º, na forma da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).





