Dois homens mortos em confronto com a Polícia Militar horas antes da entrada das forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha, no último dia 28, foram incluídos na lista de mortes da Operação Contenção, divulgada pela Polícia Civil.
Entre eles, o capixaba Alisom Rocha, conhecido como Russo ou Gordinho do Valão, que inicialmente foi registrado como vítima da operação e depois foi removido da lista oficial da Polícia Civil fluminense.
De acordo com documentos obtidos pela Folha de São Paulo, Alissom e Michael Douglas Rodrigues (com local de nascimento ainda não confirmado) foram levados ao Hospital Municipal Salgado Filho cerca de quatro horas antes da ação, que terminou com 121 mortos, entre eles quatro policiais.
Alisom Rocha, inclusive, havia sido citado pelo governador Cláudio Castro (PL) como um dos suspeitos mortos na operação, sendo apontado como um dos chefes do Comando Vermelho no Espírito Santo.
Os registros hospitalares e os números de atendimento médico aparecem também nas fichas de autópsia e no inquérito policial que apura as mortes ocorridas após o confronto. Inicialmente, as identificações não constavam no registro de ocorrência, mas o documento foi atualizado com os nomes.
Durante o atendimento, os dois afirmaram a policiais que eram lideranças do Comando Vermelho e que deixaram os complexos após receberem informação vazada sobre a operação. O relato foi registrado em boletim de ocorrência na Delegacia de Homicídios.
Segundo a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro, a declaração não será investigada.
*Com informações da Folha de São Paulo.





