Projeto do Mergulhão de Camburi prevê passarela com vista

A passarela está prevista como parte das etapas finais da maior obra de mobilidade urbana da Grande Vitória: o Mergulhão de Camburi

Por ES360
Foto: Divulgação / PMV

Uma estrutura elevada, com rampas acessíveis, ligação entre ciclovias e vista para pousos de avião. Essa é a proposta da passarela que poderá ser construída no cruzamento entre as avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, em Jardim Camburi, Vitória. O projeto ainda está em fase conceitual e não tem data para sair do papel.

A passarela está prevista como parte das etapas finais da maior obra de mobilidade urbana da Grande Vitória: o Mergulhão de Camburi. A ideia é substituir as atuais travessias em nível por uma passagem elevada, o que deve melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança de pedestres e ciclistas.

Foto: Divulgação / PMV

Ligação entre ciclovias e vista privilegiada

Mais que uma travessia de pedestres, a passarela será um elo entre a ciclovia da Norte-Sul e a de Camburi, além de conectar o calçadão à nova área urbanizada do entorno. A proposta também respeita a legislação de acessibilidade, com passagem para cadeirantes e estrutura adequada para o tráfego seguro de bicicletas.

Na parte mais alta da travessia, está previsto um recuo para parada — um pequeno mirante, com vista privilegiada para o aeroporto e para o pouso de aeronaves. O espaço pode se tornar um novo ponto de observação.

Foto: Divulgação / PMV

Entenda a obra do Mergulhão

A construção do Mergulhão de Camburi é hoje a maior intervenção de mobilidade urbana em andamento na Grande Vitória. O projeto prevê a eliminação do cruzamento entre as avenidas Dante Michelini e Gelu Vervloet (Norte-Sul), com a criação de túneis subterrâneos que vão liberar o fluxo de veículos, ciclistas e pedestres.

Foto: Reprodução

Com a conclusão da obra, a estimativa é que o tempo médio de travessia do trecho caia de até 88 segundos para 10 segundos. A velocidade média dos veículos — que hoje é de apenas 2 km/h nos horários de pico — poderá chegar a 33 km/h.

A primeira fase deve ser concluída até o fim deste ano, quando as pistas laterais ficarão prontas para receber o desvio. A passarela com mirante, no entanto, só será construída nas fases seguintes, ainda sem cronograma definido.

Foto: Divulgação / PMV

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.