Um homem de 41 anos precisou ser resgatado na manhã deste sábado (5) após passar mal durante uma trilha até o Pico da Bandeira, na região do Caparaó capixaba.
O turista apresentava sinais de falta de ar (dispneia) e hipotermia, segundo avaliação inicial feita por uma equipe do SAMU. Diante da gravidade do caso e da dificuldade de acesso ao topo da montanha, foi necessário acionar o helicóptero Harpia 08, do Notaer (Núcleo de Operações e Transporte Aéreo).
A aeronave conseguiu pousar na área e realizar o resgate com sucesso. O homem foi levado até Dores do Rio Preto, onde uma equipe terrestre do SAMU assumiu os cuidados e o conduziu ao Pronto Atendimento de Guaçuí, após receber os primeiros atendimentos e ser estabilizado. Informações sobre o estado de saúde do homem não foram repassadas.
O Pico da Bandeira é o ponto mais alto da Região Sudeste e um dos destinos preferidos por trilheiros e aventureiros, mas requer preparo físico e atenção com as condições climáticas, que podem mudar rapidamente e representar risco à saúde dos visitantes.
Veja imagens do resgate: