Aracruz sedia etapa do Brasileiro de Enduro no fim da semana

Aracruz recebe etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Enduro com destaques do município

Por Redação
Competição reúne dezenas de pilotos do país/Reprodução

A cidade de Aracruz será palco de um dos maiores eventos do motociclismo off-road nacional entre os dias 4 e 6 de julho, com a realização da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro Sportbay de Enduro. A competição, que recebe apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Semesp), é válida pelas 7ª e 8ª etapas do campeonato principal, que também inclui o Brasileiro de Enduro Kids e o Campeonato Capixaba de Enduro, reforçando a vocação do município para sediar grandes eventos esportivos.

O evento reunirá centenas de pilotos de todo o país e promete movimentar a economia local, o turismo e a rede de serviços. A estrutura oficial da prova  foi montada na Praça da Paz, onde funcionarão a Secretaria de Prova, o Parque Fechado, a Área de Largada e o Parque de Trabalho, concentrando as atividades logísticas do campeonato.

“Aracruz mais uma vez mostra sua força e protagonismo no cenário esportivo nacional. Além de sediar uma das etapas mais tradicionais do Enduro Brasileiro, somos berço de grandes talentos do motociclismo que estão brilhando nas competições”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.

A cidade já sediou 11 edições anteriores do Campeonato Brasileiro de Enduro, com a primeira realizada em 2013. Em 2024, o evento retorna pela 12ª vez, reafirmando a tradição de Aracruz na modalidade e seu compromisso com o esporte. A realização é do Trail Clube Tribo da Trilha, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Federação Capixaba de Motociclismo (Fecam). O evento conta ainda com o patrocínio da Prefeitura de Aracruz, além de empresas locais e nacionais.

 

Piloto aracruzense Bruno Crivilin/Reprodução

Talentos locais em destaque

Entre os destaques da etapa em Aracruz está o piloto Bruno Crivilin, natural do município e beneficiário do programa Bolsa Atleta Municipal, que atualmente lidera a Categoria Elite Geral no Campeonato Brasileiro. Crivilin, que já representou o Brasil em competições internacionais, carrega consigo o orgulho de ser um dos grandes nomes da nova geração do esporte.

 

Danilo Sfalsin/Foto:Vinícius Cabral

Outro aracruzense que promete brilhar nesta etapa é Danilo Sfalsin, que ocupa a segunda colocação na Categoria EJ (Enduro Júnior). Danilo é filho do multicampeão Aloísio Sfalsin, um dos nomes mais respeitados do Enduro nacional, e segue os passos do pai com dedicação e desempenho de destaque.

“O apoio da Prefeitura por meio de iniciativas como o Bolsa Atleta é fundamental para incentivar nossos jovens talentos. Bruno e Danilo são exemplos inspiradores para toda a nossa juventude. É muito gratificante receber mais uma edição do campeonato, que coloca Aracruz no cenário nacional e no radar de outros eventos esportivos”, reforçou o secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Sérgio F. De Azevedo.

Percurso

A etapa de Aracruz será composta por três Especiais Cronometradas com diferentes níveis de dificuldade, exigindo técnica e resistência dos competidores:

• Cross Teste Honda: com 4,5 km de extensão, será disputado no tradicional bairro Bela Vista. É uma especial de média a alta velocidade, com terreno variado, incluindo trechos de piçarra (com baixa tração), pasto roçado e solo duro. A expectativa é de grande público acompanhando os pilotos em ação, como nos anos anteriores.

• Enduro Teste Sherco: com 6 km, esta especial na Pedreira da cidade terá um traçado completamente novo, apesar de ser um local já conhecido. Mescla trechos de baixa, média e alta velocidade, com estradas, trilhas, pasto, eucaliptos, parte de uma pista de motocross, trilhas com pedras e raízes, e um percurso bastante exigente dentro da área operacional da pedreira.

• Enduro Teste Gas Gas: com 4 km, este percurso terá trechos de baixa, média e alta velocidade, com descidas e subidas, pasto, pedras, mata fechada e um final com novas seções de pasto com grandes pedras e diversas opções de traçado.

Programação 

3 de julho (Quinta-feira)
A partir de 7h – Início do reconhecimento das Especiais

4 de julho (Sexta-feira) – a partir de 7h – Reconhecimento das Especiais
9h – Início das provas Kids (5ª Etapa)
13h às 17h – Fotos oficiais dos pilotos (Obrigatório)
14h – Início das provas Kids (6ª Etapa)
14h às 17h30 – Secretaria de Prova
19h30 – Coletiva de Imprensa
20h – Premiação das Categorias Kids
20h30 – Briefing na Área do Paddock

5 de julho (Sábado)

7h – Abertura da Secretaria Administrativa
7h45 às 9h45 – Instalação de GPS e Chips nas motos pela CHRONUSAE
8h às 10h – Vistorias CBM / Guarda das motos vistoriadas no Parque Fechado
9h45 – Briefing técnico da Prova
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pré-Finish – Paddock
16h20 – Parque Fechado
19h – Divulgação dos resultados oficiais do dia, no Paddock

6 de julho (Domingo)

6h – Abertura da Secretaria Administrativa
7h30 às 8h – Vistorias CBM
8h – Largada dos dois primeiros pilotos
14h – Parque Fechado
A partir das 15h30 – Divulgação dos resultados oficiais no Paddock
16h – Premiação final da prova e encerramento

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.