A Ecovias 101 assinou nesta sexta-feira (27), a ordem de serviço para a duplicação de mais 13 quilômetros da BR-101 no Sul do Espírito Santo. Segundo a empresa, as obras serão realizadas entre os quilômetros 357 e 373, entre os municípios de Alfredo Chaves e Iconha (com exceção dos quilômetros 363, 364 e 365, que já foram duplicados). O novo trecho duplicado, que receberá investimentos da ordem de R$ 170 milhões, será interligado ao Contorno de Iconha, formando um corredor contínuo em pista duplicada desde a Grande Vitória.
A previsão é que os trabalhos comecem 30 dias após a assinatura da ordem de serviço e sejam concluídos em um ano.
Roberto Amorim Junior, diretor-superintendente da Ecovias 101, explicou que a duplicação desses 13 km já faz parte do novo contrato de concessão da rodovia, previsto para ser executado após a empresa vencer, nesta quinta-feira (26) o leilão da concessão da BR-101 no Espírito Santo, que determinou a manutenção do grupo EcoRodovias à frente do projeto nos próximos 24 anos.
“De acordo com o cronograma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a assinatura do aditivo ocorrerá em 29 de agosto, mas nós não queremos esperar. Vamos adiantar as obras previstas no novo contrato para dar celeridade aos processos. Esse é o início de uma nova fase, marcada por um profundo compromisso com a modernização da BR-101, o conforto e a segurança dos nossos usuários, e a sustentabilidade”, pontua Roberto.
Vagas de emprego
A expectativa é que as obras neste trecho gerem cerca de 200 empregos diretos e indiretos. Elas incluem também a construção uma nova ponte sobre o rio Itaperorama, no km 367, além de reforço e alargamento da ponte já existente. Além disso, serão construídos viadutos na interseção em desnível no km 370, que serão executados no topo de aterros com contenção.
“O novo dispositivo permitirá que veículos que acessam a rodovia ES 375 e as praias de Piúma transitem pelas vias laterais e cruzem a rodovia sobre os viadutos sem interferência com a pista, enquanto os usuários seguem viagem pela BR-101. É uma solução moderna e que trará mais segurança e fluidez ao tráfego”, detalha Daniel Pereira, gerente de Engenharia da Ecovias 101.
Tecnologia
De acordo com a Ecovias 101, a pista duplicada será feita com asfalto borracha, que possui em sua composição o pó de borracha de pneu reciclado, garantindo mais aderência dos pneus dos veículos. Também será utilizado nas camadas de base e sub-base o fresado e um coproduto siderúrgico para estabilização do solo, tudo isso para garantir uma estrutura de pavimento mais sustentável e com maior durabilidade.
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