Dia dos Pais: comércio capixaba deve abrir 300 vagas de trabalho temporárias

Por Mariana Cicilioti

O Dia dos Pais 2024 deve movimentar R$ 158 milhões em vendas no comércio do Espírito Santo, segundo estimativas do Connect Fecomércio-ES e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Também está prevista a abertura de cerca de 300 vagas de trabalho temporárias para atender a demanda sazonal.

De acordo com a Fecomércio,  a pesquisa aponta uma mudança no perfil de consumo para este ano. O empresariado tem observado que o Dia dos Pais está tomando uma proporção diferente de outros anos, com novas tendências. Além de vestuário e acessórios, outros segmentos vão usufruir dos novos perfis de pais, com a venda de bicicleta para o ‘pai saúde’, ou novos gadgets (dispositivos eletrônicos) para o ‘pai tecnológico’.

O relatório da federação traz dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL/SPC Brasil), que mostram que 7 em cada 10 consumidores brasileiros (68%) pretendem adquirir algum produto ou serviço para o Dia dos Pais 2024. Em média, o consumidor pretende comprar de um a dois presentes para comemorar a data, com um gasto médio de R$ 230.

Segundo a pesquisa, a maioria (69%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (28%), lojas de departamento (15%) e centros comerciais populares (14%). Mas 40% pretendem comprar pela internet, sobretudo aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%).

“Os estabelecimentos devem estar prontos para atender a demanda, com variedades de produtos, promoções, opções de preços e facilidades de pagamento. Além disso, agregar valor com a disponibilidade e a facilidade de canais de vendas através dos serviços online é uma tendência que, dia após dia, tem ficado mais forte. As vendas online cada vez mais devem ser utilizadas como ferramenta complementar ao negócio físico”, afirma a pesquisadora responsável pelo Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, doutora em Administração.

A data comemorativa é a quarta mais importante do comércio varejista, em termos de movimentação financeira. O resultado esperado para este ano, se confirmado, representará movimentação semelhante ao ano de 2023.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em todo o Brasil, foi estimado um avanço de 4,7% em relação ao ano passado, com faturamento de cerca de R$ 7,7 bilhões.

Presentes mais procurados

Segundo o relatório, os produtos mais procurados no Dia dos Pais serão:

– Ramo de vestuário, calçados e acessórios (47%)
– Eletroeletrônicos e utilidades (18%)
– Perfumaria (15%)

Estourando o orçamento

No levantamento, chama atenção alguns aspectos sobre as finanças pessoais dos consumidores neste Dia dos Pais:
– 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra.
– 35% dos que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.

Intenção de Consumo das Famílias (ICF)

O relatório de julho do Connect Fecomércio-ES sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) identificou que a disposição para consumir no primeiro semestre de 2024 está em um nível 10,3% maior que no primeiro semestre de 2023. O resultado da média do primeiro semestre de 2023 foi de 99,3. Já o do primeiro semestre de 2024, foi de 109,5.

Isso se deve, segundo a pesquisa, pela percepção de segurança no emprego atual e satisfação com a renda, fornecendo um cenário positivo para as vendas do Dia dos Pais. A continuidade do crescimento do mercado de trabalho no Espírito Santo tem sustentado a disposição para consumir.

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