Futebol Capixaba
Futebol Amador
Maior torneio de futebol amador do Espírito Santo terá finais no Kleber Andrade e premiação com carro utilitário e academia popular
Escrito por Joao Victor Bassini em 13 de fevereiro de 2026
A tabela da próxima edição da Copa Sesport de Futebol Amador foi divulgada nesta quinta-feira (11). A competição, considerada a maior do futebol amador no Espírito Santo, contará com 69 equipes masculinas e 37 femininas. A bola rola a partir do próximo dia 28.
Assim como nas edições anteriores, o torneio será disputado de forma regionalizada, em sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta nas fases eliminatórias. As finais serão realizadas em jogo único no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, mantendo a tradição das últimas edições.
A Copa Sesport segue oferecendo premiações estruturais aos municípios campeões, com foco no fortalecimento do esporte local.
Os campeões das categorias masculina e feminina receberão um carro utilitário, uma academia popular (ou calistênica) e um trator cortador de grama. O vice-campeão será contemplado com uma academia popular (ou calistênica) e um trator cortador de grama. Já a equipe terceira colocada poderá escolher entre uma academia popular (ou calistênica) e um trator cortador de grama.
De acordo com a organização, todos os confrontos dos playoffs preliminares e da primeira fase foram definidos por sorteio, após a divisão dos municípios em oito regionais. A tabela completa está disponível nos canais oficiais da competição.
Esta será a quinta edição da Copa Sesport. Desde a criação do torneio, os municípios do sul do Espírito Santo têm predominado na galeria de campeões.
Em 2018, na estreia da competição — ainda com o nome de Campeonato Rural — Anchieta conquistou o título. Após a paralisação causada pela pandemia, o torneio retornou em 2022 já como Copa Sesport, com Alegre ficando com a taça.
Em 2023, foi realizada a primeira edição da categoria feminina. Ibatiba sagrou-se campeã no feminino, enquanto Muqui venceu no masculino. Na edição mais recente, em 2024, os títulos ficaram com Afonso Cláudio, no feminino, e Iúna, no masculino.
Com 106 equipes confirmadas nesta edição, a expectativa é de mais uma temporada de forte mobilização regional e valorização do futebol amador capixaba.