Foto: Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (08), um alerta de grande perigo para 37 municípios do Espírito Santo. O aviso vale até às 9h desta quinta-feira (09). As chuvas intensas estão previstas para as regiões Norte, Noroeste e Serrana e são representadas no mapa pela cor vermelha.
As pancadas podem acumular 60 milímetros de chuva por hora ou chegar até 100 milímetros no dia, com ventos podendo chegar a 100 km/h. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
De acordo com as condições climáticas, as orientações são para que a população procure abrigo em caso de situação de grande perigo confirmada e evite permanecer ao ar livre. Além disso, é recomendado desligar aparelhos elétricos e, em caso de inundação, as pessoas devem proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Em caso de necessidades, a população deve ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Cidades em alerta vermelho:
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alto Rio Novo
Aracruz
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Colatina
Conceição da Barra
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Ibiraçu
Itaguaçu
Itarana
Jaguaré
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Sooretama
Vila Pavão
Vila Valério
Chuva forte eleva nível de rios e causa alagamentos em Santa Maria de Jetibá
No município de Santa Maria de Jetibá, as fortes chuvas que ocorrem desde a tarde desta terça-feira (7) causaram alagamentos, deslizamentos de terra e interdição de estradas. Uma escola foi invadida pelas águas. Além disso, o nível do rios Possmoser, Luiz Potratz e Pantoja subiram e as águas transbordaram para suas margens.
Rio Potratz, próximo à escola





