Veja como adotar cães resgatados de canil clandestino no ES

Animais passaram por exames e agora estão prontos para ganharem um novo lar

Por Redação
Foto: Divulgação PCES

Alguns dos cães resgatados em um canil clandestino, no último dia 31 de março, no bairro Maracanã, em Cariacica, serão disponibilizados para adoção neste sábado (05).

Os animais, encontrados pela polícia após denúncias anônimas, eram vítimas de maus-tratos e estavam sendo mantidos em gaiolas superlotadas e até em porões.

Quem quiser adotar os bichinhos, poderá ir até o hotel para animais Vila Pet, a partir das 14 horas, e escolher o novo melhor amigo! O espaço fica na Rua João Rocha, nº 3, em Cariacica Sede.

Segundo a Polícia Civil, na ocasião, também serão realizados exames nos animais resgatados, como parte dos cuidados que estão sendo prestados desde o resgate.

Cerca de 80 cachorros foram resgatados no canil

De acordo com a polícia, ao chegar no local, a equipe encontrou um espaço sem condições mínimas para funcionamento.

“O estabelecimento foi fechado e os animais passarão por cuidados, incluindo castração, chipagem e, posteriormente, serão disponibilizados para adoção. No local, também encontramos rações vencidas e medicamentos fora da validade, além de instrumentos cirúrgicos, o que indica que os animais passaram por procedimentos dentro desse canil”, disse o adjunto da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.

A médica veterinária realizou a vistoria no local e constatou que havia aproximadamente 80 cães de diversas raças, incluindo Poodle, Shih Tzu e Yorkshire. Os animais estavam em um ambiente inadequado, com uma grande quantidade de cães confinados em uma única gaiola, em condições precárias.

Foto: Divulgação/PCES

Segundo a veterinária, o local ainda apresentava medicamentos de uso veterinário com validade expirada, como antibióticos, vitaminas e anti-inflamatórios. Todos os medicamentos foram recolhidos para descarte adequado.

Animais eram vendidos por R$ 500 cada

De acordo com informações fornecidas pela suspeita, uma mulher de 82 anos, proprietária do criadouro, os animais eram vendidos por um preço médio de R$ 500,00 cada. Os animais resgatados foram encaminhados para uma associação e levados a um hospital veterinário em Cariacica para avaliação e cuidados. O estabelecimento foi interditado pela Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica.

Já os responsáveis, a mulher e seu filho de 56 anos, foram conduzidos à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foram autuados por crimes de maus-tratos contra animais, com base no artigo 32, §1°-A da Lei 9.605/98, e foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.