A Polícia Civil resgatou, nessa segunda-feira (31), 80 cães em situação de maus-tratos em uma empresa de comércio de animais localizada no bairro Maracanã, em Cariacica. A ação ocorreu após uma denúncia de maus-tratos a animais no estabelecimento.
De acordo com a polícia, ao chegar no local, a equipe encontrou um espaço sem condições mínimas para funcionamento. Os animais estavam sendo mantidos em gaiolas superlotadas e alguns até em porões.
“O estabelecimento foi fechado e os animais foram resgatados. Eles passarão por cuidados, incluindo castração, chipagem e, posteriormente, serão disponibilizados para adoção. No local, também encontramos rações vencidas e medicamentos fora da validade, além de instrumentos cirúrgicos, o que indica que os animais passaram por procedimentos dentro desse canil”, disse o adjunto da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.
A médica veterinária realizou a vistoria no local e constatou que havia aproximadamente 80 cães de diversas raças, incluindo Poodle, Shih Tzu e Yorkshire. Os animais estavam em um ambiente inadequado, com uma grande quantidade de cães confinados em uma única gaiola, em condições precárias. O ambiente era marcado por uma temperatura elevada e um forte cheiro de amônia, que comprometiam ainda mais a saúde dos animais.
Segundo a veterinária, muitos cães estavam com a carteira de vacinação vencida desde 2024, e o local ainda apresentava medicamentos de uso veterinário com validade expirada, como antibióticos, vitaminas e anti-inflamatórios. Todos os medicamentos foram recolhidos pela veterinária para descarte adequado.
Animais eram vendidos por R$ 500 cada
De acordo com informações fornecidas pela suspeita, uma mulher de 82 anos, proprietária do criadouro, os animais eram vendidos por um preço médio de R$ 500,00 cada. Os animais resgatados foram encaminhados para uma associação e levados a um hospital veterinário em Cariacica para avaliação e cuidados. O estabelecimento foi interditado pela Secretaria de Meio Ambiente de Cariacica.
Já os responsáveis, a mulher e seu filho de 56 anos, foram conduzidos à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foram autuados por crimes de maus-tratos contra animais, com base no artigo 32, §1°-A da Lei 9.605/98, e foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).