Impulsionando negócios

Centro do Empreendedor de Viana faz mais de 6 mil atendimentos

Atendimentos, crédito, formalização e capacitação impulsionam o empreendedorismo no município ao longo de 2025.

Centro do Empreendedor Viana
Centro do Empreendedor de Viana. Foto: PMV

O Centro do Empreendedor de Viana segue fortalecendo a economia local e impulsionado negócios. Nesse sentido, a Prefeitura de Viana está celebrando a realização de 6.602 atendimentos do Centro do Empreendedor ao longo de 2025.

Para a prefeitura, o volume de atendimentos e ações consolidam o espaço como referência no apoio a microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e trabalhadores autônomos do município.

Conforme destaca, durante o ano passado, o Centro do Empreendedor expandiu sua atuação para além da sede física, promovendo ações itinerantes nos bairros. “A estratégia facilitou o acesso da população à formalização de negócios, à regularização fiscal e às políticas públicas voltadas ao empreendedorismo”, considera.

Centro do Empreendedor e crédito

Aponta ainda que também foram realizadas ações noturnas, voltadas a empreendedores que não conseguem buscar atendimento em horário comercial. Nessas ocasiões, além da divulgação dos serviços oferecidos, houve orientação sobre as linhas de crédito do programa NossoCrédito.

Para a Prefeitura, o programa NossoCrédito teve papel estratégico em 2025 ao ampliar as oportunidades de investimento e geração de renda. Entre as iniciativas, destacou-se a linha de crédito especial para mulheres empreendedoras, “fortalecendo o empreendedorismo feminino, a autonomia financeira e a inclusão produtiva no município”.

Senac/ES abre 343 vagas em curso de tecnologia para mulheres

Formalização e regularização

O apoio aos Microempreendedores Individuais, através do Centro do Empreendedor apresentou resultados expressivos, na avaliação do município. Durante o ano, foram registradas 263 formalizações e aberturas de empresas, além de 243 atendimentos específicos voltados à formalização, parcelamentos e regularização de débitos.

Foram 1.062 Declarações Anuais do MEI (DASN-SIMEI) realizadas; Mais de 3.600 atendimentos relacionados à emissão e impressão de boletos DAS.

“A Semana do MEI também contou com apoio direto do Centro do Empreendedor, com a realização de palestras e oficinas voltadas à capacitação. O espaço também atuou no suporte à Inscrição Estadual, permitindo que dezenas de empreendedores ampliassem suas atividades de forma regularizada”.

Prossegue relatando a Prefeitura que em 2025, o Centro apoiou o Cadastur, fortalecendo empreendimentos ligados ao turismo e ampliando o acesso a políticas públicas do setor. “Ações de promoção de roteiros locais contribuíram para evidenciar o potencial turístico de Viana”.

Feira do Empreendedor

Outro destaque foi o apoio institucional à Feira do Empreendedor, promovendo visibilidade aos negócios locais, geração de renda e valorização dos empreendedores do município.

Em parceria com o Sebrae, foram realizadas palestras, oficinas e capacitações voltadas à qualificação e à melhoria da gestão empresarial. A equipe do Centro também participou do evento nacional Transformar Juntos, ampliando a troca de experiências e fortalecendo as políticas públicas municipais voltadas ao empreendedorismo.

“Com atuação descentralizada e resultados expressivos, o Centro do Empreendedor reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento econômico de Viana, promovendo formalização, acesso ao crédito, capacitação e novas oportunidades para quem empreende no município”, conclui a Prefeitura.