Segurança
Suspeito de execução no ES foi capturado ao sair de casa
Escrito por Redação em 20 de junho de 2025
Arthur Neves de Barros, de 35 anos, suspeito de ser o executor do assassinato do empresário capixaba Wallace Borges Lovato, foi preso nesta quinta-feira (19), no município de Sumé, na Paraíba. A prisão foi realizada por equipes da Polícia Civil da Paraíba, em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça do Espírito Santo.
De acordo com o delegado Gilson Duarte, a polícia monitorava o imóvel onde o suspeito estava desde a noite de quarta-feira (18). Arthur foi detido no momento em que saía de casa e não ofereceu resistência. Ainda segundo o delegado, o acusado optou por permanecer em silêncio no momento da prisão.
“Após diversas diligências e em contato com a inteligência do nosso Estado e do Espírito Santo, nós conseguimos realizar diligências, incursões e por fim identificar o imóvel onde supostamente o suspeito se encontrava. Foi então feita uma vigilância desde a noite de ontem
e só hoje a tarde esse indivíduo saiu do imóvel e foi capturado. Ele não reagiu à prisão, a voz de prisão e preferiu utilizar-se do direito de permanecer em silêncio”, explicou o delegado.
Histórico criminal
Arthur Neves de Barros já havia sido preso anteriormente. Em 2014, foi condenado por homicídio após participar de uma emboscada na cidade de Itanhém, na Bahia. Segundo a Polícia Civil baiana, à época, ele teria recebido R$ 2.500,00 para executar a vítima. Apesar da condenação, ele respondeu ao processo em liberdade.

Foto: Reprodução
Crime em Vila Velha
O empresário Wallace Borges Lovato foi assassinado no último dia 9 de junho, na Praia da Costa, em Vila Velha, ao sair do prédio onde funcionava uma de suas empresas. Câmeras de segurança registraram o momento em que o carro da vítima, uma BMW, foi emparelhado por outro veículo, de onde partiram os disparos. Wallace chegou a ser socorrido por amigos, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Leonardo Damasceno, o crime foi uma execução planejada. “O que a gente pode dizer é que foi uma execução. Obviamente foi um crime planejado, organizado, e temos um mandante com toda a certeza do crime e com uma motivação”, declarou.
As investigações apontaram que o veículo utilizado no crime, um Fiat Pulse cinza, era clonado. Ele foi localizado dois dias após o homicídio, abandonado em Vila Velha, próximo à Terceira Ponte. O carro original havia sido roubado fora do estado, conforme apurado pela perícia da Polícia Científica.

Foto: Reprodução TV SIM SBT
Outro suspeito preso
Na última terça-feira (17), outro envolvido no crime foi preso. Arthur Laudevino Candeas Luppi, de 22 anos, foi detido em Governador Valadares, Minas Gerais. Ele é apontado como o motorista do veículo usado no dia do crime.
De acordo com a Secretaria da Justiça (Sejus), ele deu entrada no Centro de Triagem de Viana na quinta-feira (18) e não possui registros anteriores.

Arthur Laudevino Candeas Luppi, 22 anos
Em nota, a família de Wallace Borges Lovato informou que acompanha de perto as investigações, confia no trabalho da polícia e espera que a Justiça seja feita.
Leia também:
https://simnoticias.com.br/video-mostra-momento-da-execucao-de-empresario-em-vila-velha/