Segurança
Rio Bananal: BPMA apreende pássaros silvestres e embarga desmatamentos no interior do Estado
Escrito por Redação em 06 de agosto de 2020

Nesta quarta-feira (05), policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram um patrulhamento preventivo nos municípios de São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Rio Bananal, que resultou na apreensão de 22 pássaros silvestres, sendo 17 “coleiros”, um “canário da terra”, dois “trinca-ferros”, um “sabiá” e um “azulão”. Em outra ação, na terça-feira (4), no sul do Estado, a PM Ambiental apreendeu 25 pássaros e constatou agressão ao meio ambiente com desmatamento.
Nas fiscalizações em São Domingos, São Gabriel da Palha e Rio Bananal, os animais estavam sendo mantidos em cativeiro irregularmente, sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Eles foram encaminhados ao Cereias – Centro de Reintrodução de Animais Silvestres, em Aracruz, onde passarão por tratamento e posteriormente serão devolvidos à natureza. Foram lavrados termos circunstanciados em desfavor dos responsáveis pelos pássaros, para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.

25 pássaros
Nesta terça-feira (04), policiais militares da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam, no sul do Estado, 25 pássaros da fauna silvestre brasileira e constataram obras e serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização do órgão ambiental competente. A ação, que é fruto da “Operação Força e Presença II”, cujas diretrizes foram estabelecidas pelo BPMA e encontra-se em vigor em todo o Estado, aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim.
Ainda na área de atuação da 4ªCia/BPMA, policiais constataram juntamente com agentes do IEMA, quatro pessoas que executaram atividades degradantes no interior de uma Unidade de Conservação. O ato fiscalizatório resultou em novos termos de embargo/interdição lavrados pelo IEMA, que é procedimento relacionado à esfera administrativa, ao passo que a polícia ambiental registrou os devidos boletins criminais em desfavor dos infratores, que serão encaminhados à polícia judiciária para providências cabíveis.
Santa Maria de Jetibá
Já na região de Santa Maria de Jetibá, também na terça-feira (04), militares do BPMA constataram um desmatamento de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica na localidade de Alto São Sebastião, Zona Rural do município. A supressão da vegetação, que ocorreu em duas áreas distintas, foi de aproximadamente, 3.400 m² (três mil e quatrocentos metros quadrados) de área degradada, realizada com a utilização de escavadeira hidráulica, a qual não se encontrava no local. Foram confeccionados boletins de ocorrência ambiental, que serão encaminhados à autoridade competente para as providências cabíveis.
Polícia Militar – ES