GRANDE VITÓRIA

Namorado é preso suspeito de provocar incêndio que matou professor em Guarapari

Incêndio atingiu apartamento no último pavimento de edifício na Praia do Morro

Ricardo André de Costa, de 37 anos, morreu durante um incêndio em um apartamento localizado na Praia do Morro | Fotos: Redes Sociais
Ricardo André de Costa, de 37 anos, morreu durante um incêndio em um apartamento localizado na Praia do Morro | Fotos: Redes Sociais

Um professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), identificado como Ricardo André de Costa, de 37 anos, morreu durante um incêndio em um apartamento localizado na Praia do Morro, em Guarapari, na tarde desta terça-feira (3). O namorado dele foi preso suspeito de provocar o incêndio no imóvel.

De acordo com a Polícia Militar, uma testemunha revelou que o companheiro da vítima saiu do imóvel em estado de desespero, dizendo que, após uma discussão, teria ateado fogo em um colchão e, em seguida, empurrado a cama em direção à porta do banheiro, onde a vítima estava.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e informou que o fogo atingiu o último pavimento do edifício. As equipes enfrentaram dificuldades para chegar até o imóvel, já que os elevadores estavam desligados, o que obrigou os militares a subirem pelas escadas carregando equipamentos de combate às chamas.

Vítima ficou presa no banheiro

Ao chegarem ao apartamento, os bombeiros iniciaram o combate utilizando o sistema preventivo do prédio e a água da viatura. Segundo a corporação, o incêndio já havia atingido dois quartos e um banheiro. No local, algumas pessoas tentavam conter o fogo com baldes e extintores e informaram que o professor estava preso no banheiro.

Os militares conseguiram acessar o cômodo e retirar a vítima. Ricardo André foi levado até o quarto andar do prédio, onde recebeu atendimento da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que já estava de prontidão. Apesar das tentativas de reanimação, ele não resistiu.

O suspeito, companheiro da vítima, foi atendido pelo Samu, sendo posteriormente encaminhado ao hospital, onde permaneceu sob escolta policial. Depois de receber alta ele foi levado para a delegacia.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi autuado em flagrante por homicídio qualificado “praticado com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum”. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao presídio.

O corpo do professor foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML), da Polícia Científica, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

Ifes divulgou nota de pesar

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Centro-Serrano decretou luto oficial de três dias pela morte do professor Ricardo André da Costa, de 37 anos.

Docente da área de Economia, Ricardo integrava o quadro de servidores do campus desde 2019. Atualmente, ele estava em mobilidade funcional no Campus Cariacica, com retorno previsto ao Centro-Serrano para o ano letivo de 2026. Segundo a instituição, o professor deixou contribuição relevante para a formação acadêmica dos estudantes e para o fortalecimento da educação pública.

Em nota, o Ifes informou que a programação de volta às aulas foi suspensa durante o período de luto. A Semana de Boas-Vindas e as atividades letivas do campus serão retomadas na próxima segunda-feira, com novo cronograma a ser divulgado até sexta-feira (6) nos canais oficiais da unidade.

Ainda de acordo com o campus, um plantão de atendimento foi mantido nesta quarta-feira (4) para orientar famílias que já haviam se deslocado até a instituição e para realizar o cadastro do transporte escolar, em respeito à comunidade acadêmica que não recebeu o comunicado a tempo.