Segurança
PRF e Polícia Federal fazem operação contra quadrilha que adulterava e vendia combustíveis no ES
Escrito por Fabio Botacin em 12 de abril de 2022
O Espírito Santo está no alvo de uma operação da Polícia Federal e Rodoviária Federal que descobriu um esquema de adulteração e venda de combustíveis utilizando solventes e produtos irregulares. Chamada de Operação Naftalina, são cumpridos, nesta terça-feira (12), nove mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e oito medidas cautelares de suspensões de atividade econômica. Além disso, também são 27 mandados de busca e apreensão: na Grande Vitória (21), em São Paulo (02) e no Rio de Janeiro (04), além de várias medidas de sequestro de bens dos investigados.
Entenda o esquema: Quadrilha usava pátio, solventes para adulterar combustível e postos na Grande Vitória
De acordo com a polícia, existe ainda a prática reiterada da lavagem de dinheiro. Com essa abrangência e o número de ordens judiciais para cumprir, a operação é feita com aproximadamente 160 Policiais Federais e Rodoviários Federais, além de quatro auditores da Receita Federal e uma equipe da Secretaria Estadual de Justiça capixaba destacada para o receber e transportar os presos.
“Com o apoio do Ministério Público Estadual e da Receita Federal a investigação demonstrou que, pelo menos desde o início de 2020, a organização criminosa vem recebendo irregularmente cargas de álcool hidratado e de nafta solvente, oriundos de outros Estados da Federação, promovendo adulteração de combustíveis e vendendo-os em postos situados na Grande Vitória”, destacou a operação.
“No comando dessa estrutura criminosa foi identificado um miliciano do Estado do Rio de Janeiro, já preso, que além de utilizar outras pessoas para ocultar o patrimônio auferido com os crimes e os reais operadores do esquema, ainda investia a maior parte dos lucros em outras atividades criminosas ligadas à milícia”, explica a Federal.