Segurança
Polícia prende suspeito de liderar tráfico em Vila Valério
Escrito por Redação em 09 de dezembro de 2025
Um homem de 28 anos, apontado pela Polícia Civil como chefe do tráfico de drogas em Vila Valério, no Noroeste do Espírito Santo, foi preso na noite desta segunda-feira (8). Contra ele havia um mandado de prisão pelo homicídio de Kaleandro dos Santos Araújo, ocorrido em fevereiro de 2024.
A prisão foi realizada pela Polícia Militar, que localizou o suspeito em um Gol branco no bairro São Vicente, no limite dos municípios de Vila Valério e São Gabriel da Palha. Segundo a PM, com o homem foram apreendidos R$ 20,7 mil em espécie e uma porção de maconha.

Foto: Divulgação/PCES
De acordo com a Polícia Civil, o detido é investigado por atuar há cerca de sete anos no tráfico local e teria grande influência dentro de uma facção criminosa com ramificações no Estado. O delegado Erick Lopes, titular da Delegacia de Vila Valério, afirmou que o suspeito manteria ligação direta com um criminoso conhecido como “Doca”, procurado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e alvo da última grande operação que resultou na morte de 121 pessoas no Complexo do Alemão.
Segundo o delegado, a facção comandada pelo carioca mantém conexões com Vila Valério, incluindo o fornecimento de armas e drogas. “Diversas são as menções à figura de ‘Doca’ na cidade, como pichações com os dizeres ‘Tropa do Urso’, apelido que remete ao referido criminoso”, disse Lopes.
O preso também é investigado em outros inquéritos que apuram participação em homicídios na região. Ainda conforme a Polícia Civil, no último dia 2 de dezembro, após operação que levou à prisão de dois irmãos apontados como envolvidos em assassinatos, o grupo liderado pelo suspeito teria cometido um homicídio em represália.
“Informações preliminares apontam que a execução ocorreu porque o grupo suspeitou que a vítima pudesse ter fornecido informações sobre a localização dos irmãos à polícia, o que não ocorreu. A prisão do chefe do tráfico de Vila Valério é um forte golpe que desestrutura a facção que há tempos comanda a cidade e impõe a ‘lei do silêncio’ entre seus moradores”, afirmou o delegado.
Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.