Segurança
Polícia prende dez suspeitos ligados ao tráfico em Piúma
Escrito por Redação em 22 de maio de 2025
A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (22), a operação “Nexum”, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além da internação de adolescentes infratores. A ação foi realizada no município de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo.
Ao todo, dez pessoas foram presas, suspeitas de integrar uma organização criminosa que comandava o tráfico de drogas em diversos bairros da cidade, como Centro, Areias e Piuminas.
“Durante as investigações, foi constatado que os membros da organização criminosa têm ligação com o Comando Vermelho (CV), facção criminosa do Rio de Janeiro. O líder do grupo está escondido no Complexo do Alemão, de onde comandava as atividades ilícitas em Piúma. Contra ele foi expedido mandado de prisão preventiva pela prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa”, disse o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Piúma, delegado Vitor Alano.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos fazem parte da facção conhecida como “Tropa do Pânico”, uma célula local do Comando Vermelho (CV), originário do Rio de Janeiro.
As investigações também apontaram conexões entre traficantes de Piúma e de Cachoeiro de Itapemirim, incluindo a atuação de um dos principais líderes do tráfico no bairro Bela Vista, em Cachoeiro, também vinculado ao Comando Vermelho. Um mandado de prisão foi expedido contra ele por envolvimento com organização criminosa.
Entre os presos nesta quinta-feira, está um gerente do tráfico de drogas com papel de destaque dentro da estrutura criminosa.
“Em relação a esse alvo, as investigações descortinaram, além da sua liderança na gestão das vendas dos tóxicos, sua atuação na lavagem de dinheiro da organização criminosa, utilizando, para tanto, um comércio de fachada voltado para venda de açaí. Com essas ações, foi possível desarticular essa célula criminosa, contribuindo para a pacificação e a segurança da população de Piúma”, completou o delegado.