Segurança
rede sociais
Perfil oficial da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas no Instagram amplia a divulgação de casos e orienta a população sobre como agir
Escrito por Redação em 11 de fevereiro de 2026
A Polícia Civil do Espírito Santo passou a usar o Instagram como aliado nas buscas por pessoas desaparecidas na Região Metropolitana da Grande Vitória. O novo perfil oficial da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD) pode ser encontrado no @depd_pces.
A página foi criada com o objetivo de divulgar ações da delegacia, publicar conteúdos informativos à população e ampliar o alcance de informações que possam contribuir para a localização de pessoas desaparecidas. Segundo a PCES, todas as imagens divulgadas são previamente autorizadas pelo familiar responsável.
O delegado titular da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), Tarcísio Otoni, destacou que ainda existe desinformação sobre o momento correto de registrar um desaparecimento. Ele reforça que não é necessário aguardar 24 horas.
“A atenção às mudanças na rotina da pessoa desaparecida é essencial para orientar a decisão dos familiares quanto à formalização do registro. Ausência prolongada sem aviso, interrupção de contatos habituais, abandono de compromissos rotineiros e a não utilização de objetos pessoais, como celular, documentos e cartões bancários, são sinais que devem ser observados”, destacou o delegado.
Em situações de desaparecimento, a orientação é que o registro seja feito por meio de um Boletim de Ocorrência (BO). O procedimento pode ser realizado em qualquer delegacia, pela Delegacia Online ou, na Região Metropolitana da Grande Vitória, diretamente na Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD).
A unidade especializada funciona na Rua João Carlos de Souza, nº 89, Bairro Vermelho, em Vitória, mas o registro também pode ser feito na delegacia mais próxima da residência do comunicante.
Informações que possam auxiliar nas investigações podem ser repassadas de forma confidencial por meio do Disque-Denúncia 181, que oferece três canais de atendimento:
De acordo com a Secretaria de Segurança, o anonimato é garantido em todos os canais, e todas as informações recebidas são devidamente apuradas. A DEPD também disponibiliza um contato direto: (27) 99849-4240.
Além do novo perfil no Instagram, outra ferramenta utilizada no Espírito Santo é o Portal de Pessoas Desaparecidas do Disque-Denúncia 181, disponível em https://disquedenuncia181.es.gov.br/desaparecidos.
Criado pela Gerência do Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o portal reúne informações sobre crianças, adolescentes, adultos e idosos desaparecidos, ampliando a visibilidade dos casos e facilitando o recebimento de denúncias.
O Espírito Santo é apontado como pioneiro no Brasil na adoção de uma solução tecnológica voltada ao enfrentamento do desaparecimento de pessoas. A iniciativa integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, voltado à redução da violência no estado.
A plataforma reúne dados como imagem, identificação, local do desaparecimento, idade atual e número do boletim de ocorrência. A atualização ocorre de forma automática: sempre que um BO de desaparecimento ou de reaparecimento é registrado, o sistema reflete a nova informação.