Segurança
PM participa da Operação Força Tarefa no combate ao comércio ilegal de madeira
Escrito por Bartolomeu Boeno em 13 de fevereiro de 2022
Foi anunciado na tarde desta sexta-feira (11) o resultado parcial da Operação Força Tarefa, que visa combater a extração, o beneficiamento e comércio ilegal de madeira na Região norte do Estado. Foram efetuadas quatro prisões, 13 inquéritos, multas, e várias apreensões como de armas, veículos e de 31 toneladas de carvão fabricadas com madeira clandestina.
O objetivo maior dessa Operação, em que se integraram a Polícia Militar, A Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Segurança Pública e outras instituições, é combater atos delituosos e crimes como: furto do plantio, de pilhas de madeira para secagem, do transporte clandestino de madeiras, de fabricação de carvão clandestino, incêndio criminoso, invasão de terras, dano contra o patrimônio, entre outros.
De forma integrada e coordenada foram feitas varias fiscalizações de locais, veículos de transporte, área de plantio, de documentação fiscal, licenças ambientais, registro florestal, atividade poluidora do meio ambiente, licença para funcionamento da atividade e arrecadação de impostos, para sanar os problemas que se apresentavam.
A Operação Força Tarefa teve início em 04 de janeiro de 2022 e entre as ações realizadas para inibir essas práticas ilegais, estão: aplicação de multas, abordagem a veículos, caminhões apreendidos e fiscalização e notificação dos estabelecimentos que trabalham com madeiras nessa região.
O coronel Alexandre Ofranti Ramalho, Secretario de Segurança Pública e Defesa Social apresentou os resultados e enfatizou “essa ação integrada não tem data para terminar”.
Resultados:
13 inquéritos policiais; 4 indivíduos presos; 2 indivíduos foragidos; 4 armas de fogo apreendidas; 8 veiculo apreendidos (5 caminhões, 2 carros e 1 moto); 31 toneladas de carvão fabricadas de maneira clandestina; 6 estabelecimentos com suas atividades suspensas; mais de 22 mil reais de multas aplicadas.
O coronel Oscar Paterlini Mendes, comandante do 2º CPOR, em sua participação, salientou que o problema perdura há algum tempo e que realizando levantamentos pode identificar práticas delituosas contra empresas da região como: furtos e transporte ilegal de cargas, notas fiscais falsificadas, dentre outros. “Após intenso planejamento foram cumpridos mandados de prisão e capturadas algumas lideranças que praticavam esses atos de vandalismo e crimes”.

Participaram dessa Operação o coronel Alexandre Ofranti Ramalho, Secretario de Segurança Pública e Defesa Social, o coronel Douglas Caus, comandante-geral da PMES, o coronel Oscar Paterlini Mendes, comandante do 2º CPOR- Comando de Policia Ostensiva Regional, o tenente-coronel Jefson Coelho Correia, o tenente-coronel Cosme Carlos da Silva, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o major Sérgio Luiz Anechini, chefe do Núcleo de Operações de Transporte Aéreo- NOTAER, o Delegado Geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda e demais autoridades civis que participaram da ação integrada representando o IDAF, a Secretaria da Fazenda e a Polícia Rodoviária Federal – PRF.