Segurança
PC prende dono de restaurante suspeito de furtar energia
Escrito por Redação em 23 de junho de 2025
A Polícia Civil prendeu um homem de 54 anos, responsável por um restaurante e pousada localizado no distrito de Santa Rosa, em Aracruz, suspeito de furtar energia elétrica no estabelecimento. A ação aconteceu no sábado (21), sendo realizada pelo Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic). A operação também teve apoio de peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e de técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado.
Segundo nota da PC, no local, situado em uma área comercial do município, as equipes identificaram uma ligação clandestina de energia elétrica: um ramal trifásico estava conectado diretamente à rede da EDP, sem passar por medição oficial. A ligação alimentava todo o restaurante e a pousada, caracterizando furto de energia elétrica.
Ligação irregular
Durante a inspeção, o medidor instalado na unidade apresentava lacres intactos e não indicava anomalias. No entanto, foi constatado que o consumo de energia do estabelecimento não estava sendo devidamente registrado, o que levou à imediata retirada da ligação irregular pela equipe técnica da concessionária. O fornecimento foi

Além de responder por furto, suspeito deverá ressarcir os prejuízos /PCES
O responsável pelo local foi conduzido à Delegacia Regional de Aracruz, onde foi autuado em flagrante por furto. Após o recolhimento da fiança arbitrada pela autoridade policial da Central de Teleflagrante, ele foi liberado para responder ao processo em liberdade.
Além da responsabilização criminal, o suspeito deverá ressarcir os prejuízos causados à concessionária de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A equipe técnica da EDP confeccionou o Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), formalizando a irregularidade. Segundo a PC, a prática, além de ilegal, representa sérios riscos à segurança da população, podendo provocar sobrecargas, danos à rede elétrica e até acidentes graves.