Educação

Mais de 1,3 mil policiais no reforço da segurança em locais de prova do Enem no ES

policia-escola-enem-e1730479029217
Foto: Divulgação PCES

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou nesta sexta-feira (1º) o esquema especial de segurança para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no Espírito Santo, que acontece nos dias 03 e 10 de novembro.

No Espírito Santo mais de 74 mil pessoas se inscreveram para o Exame, que será aplicado em 165 locais, espalhados por 38 municípios capixabas. A abertura dos portões está prevista para as 12 horas, nos dois dias, e o término das provas será às 19 horas no 1º dia e às 18h30 no 2º dia.

Entre as forças de segurança que vão atuar no estado, o maior efetivo é da PMES, que contará com 1.317 policiais dedicados à Operação Enem, somando os dois dias de aplicação de provas.

Segundo a Sesp, os policiais militares estarão presentes em todos os locais de aplicação do Exame, bem como em suas imediações, realizando policiamento ostensivo, de modo a trazer segurança para os inscritos tanto no deslocamento quanto nos locais de prova.

A Polícia Civil também terá reforço nas equipes de plantão das Delegacias Regionais e o Corpo de Bombeiros contará com efetivo extra. A PF, em conjunto com a PCES, atuará com seu setor de inteligência, monitorando atividades suspeitas e suspeitas de fraude.

No estado também haverá um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), reunindo representantes de todos os órgãos envolvidos na realização do Enem 2024. Nos dois dias de aplicação do Exame, os representantes estarão reunidos presencialmente na Sesp e permanecerão monitorando os locais de aplicação em tempo real, prontos para a tomada de decisões em caso de qualquer intercorrência.

Escolta das provas

A Polícia Militar vai atuar ainda na véspera dos dias de aplicação das provas, com a escolta dos veículos dos Correios responsáveis pela distribuição dos exames até os locais de prova. A logística de distribuição será definida pelos Correios e a PMES atuará na segurança do trajeto, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal. A escolta também será realizada no retorno das provas à central de distribuição.