Segurança
35 km de cabos
A retirada de cabos elétricos obsoletos visa a combater a poluição visual no centro da cidade
Escrito por Bartolomeu Boeno em 10 de fevereiro de 2026
Uma força-tarefa realizada no centro de Linhares resultou na retirada estimada de aproximadamente 35 quilômetros lineares de cabos de telecomunicações em desuso. Entre os materiais removidos estão cabos cabos metálicos obsoletos, que juntos somam cerca de 2,5 toneladas de resíduos. A ação foi concluída no último domingo (8) tendo como objetivo principal combater a poluição visual.
Segundo a Prefeitura, os fios soltos e o excesso de cabos nos postes da cidade começaram a ser eliminados por meio de duas intervenções concentradas na região central. As ações fazem parte de um trabalho coordenado para reorganizar o cabeamento aéreo e garantir mais segurança à população.
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, acompanhou as atividades e ressaltou a importância da iniciativa para a cidade. “Estamos colocando ordem em uma situação que se arrastava há muitos anos. Esses fios em desuso causam poluição visual, oferecem riscos e prejudicam a imagem da cidade. Linhares está avançando e precisa de uma infraestrutura urbana à altura”, afirmou o prefeito.
A força-tarefa é conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com a participação de outras secretarias municipais, da EDP e de empresas de telefonia, TV e internet. As operadoras foram orientadas a identificar e catalogar todo o cabeamento em uso. Os fios que não apresentarem identificação ou regularização estão sendo removidos.
“Essa é uma ação conjunta, com diálogo e responsabilidade. O que estiver fora do padrão ou sem identificação será removido. Nosso objetivo é uma cidade mais organizada, segura e bonita”, reforçou Lucas Scaramussa.
Os serviços foram realizados no dia 11 de janeiro, na Rua Capitão José Maria, no trecho entre a Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz e a Avenida João Felipe Calmon, e novamente neste domingo (08), na Avenida Augusto Pestana, no mesmo perímetro. Apenas na primeira etapa da ação, ocorrida em janeiro, duas caixas coletoras foram completamente preenchidas com fios descartados, ressalta a Prefeitura.
“O centro é o cartão de visitas de Linhares. Esse trabalho já mostra resultados visíveis e vai continuar. Depois do centro, os bairros também serão atendidos”, destacou o prefeito.