Segurança

Facção ligada ao Comando Vermelho é alvo de operação no ES

WhatsApp-Image-2025-06-11-at-10.31.08-1
Foto: Divulgação/PCES
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação “Bandido Não Se Cria”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho que atua no tráfico de drogas em Rio Bananal e municípios vizinhos, na região Norte do Estado. A ação resultou na prisão de 18 suspeitos, conforme informou a Polícia Civil. A operação teve início na tarde de terça-feira (10), com a detenção dos dois principais investigados em Praia Grande, no município de Fundão. No dia seguinte, outras 16 pessoas foram presas em Rio Bananal. Após os procedimentos legais, os detidos serão encaminhados ao sistema prisional e ficarão à disposição da Justiça.

Foto: Divulgação/SESP

Foto: Divulgação/SESP

Segundo o delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, a investigação revelou a participação de 46 pessoas no tráfico de drogas e em atividades relacionadas a organizações criminosas. Desses, 17 já haviam sido presos em fases anteriores da operação. A nova fase da operação teve como objetivo o cumprimento dos mandados de prisão restantes.

Apreensões 

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram recolhidos entorpecentes, computadores e celulares,  inclusive um aparelho em posse de um dos investigados dentro de uma unidade prisional no estado da Bahia.

A operação contou com a colaboração de promotores de justiça, servidores do MPES, além de mais de 90 policiais civis e militares de Espírito Santo e Bahia.

As investigações seguem sob sigilo, e novas informações não foram divulgadas até o momento.