Segurança
Exercício Simulado busca drogas em navio mercante no Complexo de Tubarão
Escrito por Bartolomeu Boeno em 16 de maio de 2024
Com alvo na busca de entorpecentes em navio mercante aconteceu nesta quarta-feira (15), no Complexo de Tubarão, um exercício simulado, nesse sentido, realizado pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Espírito Santo (Cesportos-ES). Esta Comissão é representada pela Polícia Federal, Receita Federal do Brasil, Marinha do Brasil, Autoridade Portuária Vports, Secretaria Estadual de Segurança Pública – SESP, Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq, em conjunto com o Porto de Tubarão e com o Terminal de Produtos Siderúrgicos – TPS.

Equipe policial entra no navio./ PF
Em nota a Polícia Federal informou que este simulado “faz parte dos esforços contínuos para garantir os mais altos padrões de segurança nos portos”. O objetivo principal foi atestar a conformidade das instalações portuárias com os requisitos internacionais de segurança, certificados pela Organização Marítima Internacional – IMO. Além disso, o exercício visou aprimorar a cooperação e a coordenação entre os diversos órgãos governamentais responsáveis pela segurança portuária.



Etapas do exercício/PF
Durante o exercício, foram testados os procedimentos de resposta a emergências em caso de ocorrências desta natureza em um navio mercante atracado no porto. As equipes envolvidas atuaram na condução das operações, desde a detecção da ameaça até a retomada das atividades portuárias.
Referência
“A realização deste simulado reforça o compromisso das autoridades e das empresas envolvidas com a segurança e a proteção das instalações portuárias. Ao promover a capacitação das equipes e aprimorar os protocolos de segurança, a Cesportos-ES fortalece a resiliência do complexo portuário e garante a continuidade das operações de forma segura e eficiente, bem como resguarda a imagem comercial internacional do Estado do Espírito Santo”, diz a nota, reforçando: “A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Estado do Espírito Santo reafirma seu compromisso em colaborar com todos os atores envolvidos na promoção da segurança portuária e se mantém dedicada a garantir que o Estado do Espírito Santo continue sendo uma referência em padrões internacionais de segurança marítima”.