Segurança

Ex-armeiro do exército e mais sete pessoas são presas por vender armas para traficantes no Estado

Um grupo criminoso investigado por fabricar e vender armas e munições para traficantes de drogas do Espírito Santo foram presos na Operação Rhoncus, da polícia civil. A ação aconteceu no bairro Divinópolis, na Serra.

Entre as oito pessoas suspeitas está um ex-armeiro do Exército brasileiro. O homem de 36 anos, é considerado um dos maiores fabricantes de armas artesanais do município da região metropolitana e, segundo investigações, desde 2016 ele produz e comercializa as submetralhadoras no estado.

Ele já chegou a ser preso em 2018 após ser preso após uma de suas armas disparar de forma acidental e atingir a irmã dele e o esposo dela. Em 2020 ele também foi flagrado na cidade da Serra com porte ilegal de armamento e agosto do ano passado, a fabrica clandestina utilizada para fazer as armas caseiras foi encontrada.

De acordo com o delegado Christian Waichert, mesmo após ter sido descoberto, o antigo armeiro continuou o trabalho em espaços itinerantes com ajuda de amigos.

Waichert ainda afirmou que está sendo desenvolvida uma força-tarefa junto a polícia militar para mapear e identificar outros criminosos envolvidos com o comércio ilegal de munições caseiras.