Segurança

Cargas de latões de cerveja e de chapas de pedras sem documento fiscal são multadas no ES

40bilhoes-governo

Mais de 2 mil latões de cerveja e também chapas de mármore e granito foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em dois municípios do Espírito Santo, nesta semana. Os produtos não tinham documentação fiscal e, com aplicação dos autos de infração, as multas e cobrança de impostos ultrapassaram R$ 14 mil.

A carga de cerveja foi encontrada em Linhares, no norte capixaba. Já as pedras ornamentais, que somaram 180 metros quadrados de chapas, foram fiscalizadas no trecho de São Mateus.

As abordagens foram realizadas nesta terça-feira (22) e na segunda-feira (21). “A PRF comunicou os fatos à Secretaria da Fazenda (Sefaz) para apuração. Após constatarem a irregularidade, os auditores fiscais da Subgerência Fiscal Região Nordeste lavraram os autos de infração”, destaca a Sefaz.

“A fiscalização ostensiva é fundamental, visto que o flagrante do ilícito fiscal e a consequente aplicação das sanções legais desestimulam a continuidade da prática irregular. Além disso, recupera-se o imposto, que seria totalmente sonegado”, observou o auditor fiscal Cristiano Silva Ferreira, em comunicado.

O auditor fiscal e subgerente da Região Nordeste, Orlando Anastácio, destacou a importância da parceria entre a Sefaz e a Polícia Rodoviária Federal para coibir a prática de irregularidades fiscais no transporte de mercadorias no Estado.