Segurança

Barra de São Francisco: PM Ambiental resgata 26 pássaros mantidos em cativeiro

Em duas ações no âmbito da Operação Asas Livres, equipe do Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPMA)  de Barra de São Francisco  apreendeu um total de 26 pássaros que eram mantidos de forma ilegal presos em gaiolas. Na ação realizada nesta quarta-feira (9), em Ecoporanga, foram apreendidos 16 pássaros. Outras 10 aves foram resgatadas em Barra de São Francisco, nesta terça-feira (7).

Ação da PM Ambiental em Ecoporanga

De acordo com o comandante da guarnição, 3º sargento Gonçalves, as operações se deram em fiscalização após recebimento de denúncias anônimas sobre a ocorrência de pessoas criando pássaros de forma ilegal. Os responsáveis pelos pássaros  assinaram boletim e termos circunstanciados  comprometendo-se a comparecer perante a autoridade judicial quando convocados.Em Ecoporanga foram apreendidos 9 coleiros, 2 corrupiões, 2 trinca-ferros, 2 curiós e um boiadeiro e 16 gaiolas. Já em Barra de São Francisco foram apreendidos 10 coleiros e 10 gaiolas. A equipe local da PM Ambiental é composta pelo 3º sargento Gonçalves e pelo soldado Justino, sob o comando do capitão Fabrício Rocha.

A Policia Militar Ambiental orienta àqueles que possuem animais silvestres da fauna brasileira, em situação irregular, para que possam realizar a entrega voluntária dos animais, evitando que, caso sejam encontrados de posse desses animais, tenham que responder pela conduta delituosa à Justiça. O DPMA da 3ª Cia fica sediado em Barra de São Francisco e tem como área de atuação os municípios de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce e Vila Pavão.