Segurança
Águia Branca: BPMA apreende 54 pássaros silvestres mantidos em cativeiro
Escrito por Bartolomeu Boeno em 18 de outubro de 2021
Policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em ação nos municípios de Águia Branca e Governador Lindenberg, no último sábado (16), atendendo a denúncias, apreendeu dezenas de pássaros mantidos em cativeiro irregularmente, além de mais de 50 gaiolas.
Durante as fiscalizações na região, o BPMA apreendeu três Trinca-ferros, 35 Coleiros, cinco Melros, cinco Canários-da-terra, três Bicos-de-lacre, um Tico-tico, um Azulão e uma Cigarrinha, totalizando 54 animais pertencentes à fauna silvestre brasileira, mantidos em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Esse quantitativo foi resgatado de duas residências distintas, sendo possível também nestes locais apreender oito alçapões e 53 gaiolas.
Segundo a PM Ambiental, foram lavrados termos circunstanciados em desfavor dos autores, pois eles infringiram, em tese, ao art. 29, parágrafo 1º, inciso III da lei 9.605/98. Os animais e materiais foram apreendidos e encaminhados ao viveiro da 2ª CIA/BPMA, os quais, posteriormente, serão enviados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS), em Aracruz-ES.