Segurança

Advogado é preso suspeito de repassar ordens de facção no ES

Gaeco-es

Um advogado foi preso nesta quinta-feira (22) sob suspeita de repassar ordens de uma facção criminosa de dentro de unidades prisionais no Espírito Santo. A ação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), também cumpriu mandados de busca e apreensão em Cariacica e outras duas ordens de prisão preventiva.

De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), o objetivo da investigação é desarticular o grupo criminoso autointitulado Primeiro Comando de Vitória (PCV), que vem atuando de forma estruturada e contínua na cidade de Viana, especialmente no tráfico de drogas.

As investigações apontam que líderes do grupo, mesmo presos, continuavam dando ordens de dentro dos presídios através de mensagens repassadas por familiares e advogados. As ordens seriam repassadas e cumpridas pelos integrantes da organização criminosa em liberdade, cada qual com sua função.

As diligências resultaram na coleta de provas de envolvimento dos investigados com tráfico de drogas, organização criminosa, posse ilegal de armas e munições, corrupção de agentes públicos, entre outros crimes. Segundo o MPES, parte dessas ações eram coordenadas de dentro das penitenciárias através das visitas de advogados, com uso indevido das prerrogativas da profissão para manter a comunicação com membros do grupo fora da prisão.

A prisão do advogado foi acompanhada por representantes da Comissão de Prerrogativas da OAB/ES, em cumprimento de decisão judicial da 1ª Vara Criminal de Viana.

A operação contou com apoio de policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Força Tática do 7º Batalhão da PM, responsável pelas buscas, apreensões e condução do suspeito.

As investigações seguem sob sigilo judicial.